Campanha na internet tenta reduzir fome no mundo
As redes sociais na internet, como Facebook, Twitter e YouTube, serão invadidas por imagens de pessoas esfomeadas e informações de alerta sobre a fome no mundo. A ideia é chamar a atenção para a situação de cerca de 1 bilhão de pessoas que passam fome no mundo. A campanha internacional foi lançada nesta terça-feira (11) pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Dos quase 1 bilhão de famintos, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e no Caribe, 42 milhões no Oriente Médio e Norte da África e 15 milhões nos países desenvolvidos.
A FAO calcula que a produção agrícola mundial deve crescer 70% para alimentar as 9 bilhões de pessoas que vão viver no Planeta Terra em 2050. A campanha da organização utiliza imagens para mostrar o retrato mais doloroso e triste da fome.
Há, ainda, um vídeo promocional no qual o ator inglês Jeremy Irons interpreta um apresentador de telejornal irritado com a situação no mundo. No vídeo, Irons diz estar “louco de raiva”. A campanha conta também com a participação do atleta olímpico norte-americano que ganhou nove medalhas de ouro Carl Lewis, o jogador de futebol francês Patrick Vieira e o músico cubano Chucho Valdés.
Como sinal de alerta da campanha, a FAO utiliza um apito amarelo, espécie de ícone, e incentiva as pessoas a fazerem o mesmo, produzindo o som, para chamar a atenção dos governos. “Temos de exigir dos líderes nacionais responsáveis e da comunidade internacional, que tomam as decisões, que passem à ação [de fato]”, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.
Fonte:
Agência Brasil
12/05/2010 20:07
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