CAMPELO COMENTA PESQUISA SOBRE GOVERNO DO DF
O aumento do índice de desaprovação ao governo Cristovam Buarque, do Distrito Federal,resulta de problemas inerentes à administração petista, afirmou hoje (dia 7) o senador Valmir Campelo (PTB-DF), acrescentando que a inexperiência administrativa e a falta de sintonia dos "intelectuais petistas" com os problemas tipicamente brasilienses seriam a principal razão da crescente desaprovação ao governo local.
Ele ressaltou que a última pesquisa da Soma Opinião & Mercado revela uma frustração de expectativas, principalmente junto à população de baixa renda. Nas áreas de assentamento e na cidade-satélite de Ceilândia, segundo o senador, a popularidade dogovernador teria sofrido maior deterioração.
Campelo concordou com a avaliação do diretor da Soma, Ricardo Pinheiro Penna, para quem esses resultados podem vir a ser ainda piores para o governo brasiliense. Uma arrecadação decrescente, aliada à redução dos recursos transferidos pela União e a uma folha de pagamentos inchada, indicariam que as condições de escassez permanecerão, salientou. Essas condições seriam "um caldo de cultura fértil para os conflitos administrativos e as crises políticas", concluiu Penna, com a aprovação do senador.
Em artigo de sua autoria publicado hoje no Jornal de Brasília, e lido por eleem plenário, Valmir Campelo afirmou também que problemas de repasses financeiros da União para o GDF sempre existiram, mas queaumentaram com um governo de oposição, como ele teria alertado na campanha eleitoral de 1994. Na sua opinião, "trocou-se a boa convivência com o poder central pelo incentivo explícito aos protestos contra o governo que paga as nossas contas".
Para superar a dependência financeira que caracteriza o DF, Valmir recomendou a implementação de um programa de industrialização que expanda a atividade econômica brasiliense. E disse quea publicaçãode listas de marajás nos jornais revelaria falta de tino político e "não vai suprir o déficit de R$ 400 milhões de caixa do GDF".07/08/1995
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho comenta pesquisa sobre a saúde no Brasil
Eduardo comenta pesquisa sobre índice de desemprego de até 70% entre jovens
Marta Suplicy comenta pesquisa DataSenado sobre violência contra a mulher
Heráclito comenta denúncias sobre irregularidades no governo do Piauí
Antero comenta artigo sobre descontentamento de petistas com o governo
Suplicy comenta texto sobre rivalidade entre governo e médicos