Campo Grande é primeira capital a receber projeto para reduzir mortes no trânsito



A cidade de Campo Grande será a primeira capital selecionada para realizar o planejamento local das ações para reduzir o número de feridos e mortos nas vias urbanas através do projeto Vida no Trânsito.

Nos dias 7 e 8 de outubro, representantes da prefeitura e integrantes da Comissão Nacional do projeto vão se reunir para traçar um diagnóstico local da mortalidade no trânsito e definir ações prioritárias para os próximos dois anos. Neste período, a prefeitura deve desenvolver ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito e de promoção da cultura de paz e segurança viária. 

A reunião terá representantes de diversos ministérios, como os da Saúde, Transportes, Cidades, Justiça, Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Nacional da Juventude, além da Casa Civil e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre outros parceiros. 


Vida no trânsito

Lançado em junho de 2010, o projeto Vida no Trânsito é resultado de ação interministerial desenvolvida em parceira com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Opas e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social. No Brasil, além de Campo Grande, integram o projeto as cidades de Teresina (PI), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). 

O Vida no Trânsito terá duas etapas, sendo que a primeira começa este ano e se estende até 2012. A segunda etapa será realizada entre 2013 e 2015. Até lá, as cidades selecionadas devem desenvolver experiências relacionadas ao trânsito e que possam ser reproduzidas por outras cidades brasileiras.

Para nortear o planejamento das ações da primeira etapa, foram eleitos dois fatores de risco prioritários: associação entre direção e bebida alcoólica e o excesso ou inadequação da velocidade. Os municípios poderão acrescentar outros fatores de risco, de acordo com a realidade local. 


Fonte:
Ministério da Saúde



06/10/2010 20:00


Artigos Relacionados


Brasil ganha projeto para reduzir lesões e mortes no trânsito

Jorge Viana anuncia projeto para reduzir mortes no trânsito

Ricardo Ferraço pede fim da impunidade para reduzir mortes no trânsito

Plano para reduzir mortes no trânsito deve entrar em vigor em setembro

Angela Portela alerta para violência no trânsito e aponta educação como forma de reduzir mortes

Azeredo pede melhoria nas estradas, mais fiscalização e campanhas educativas para reduzir mortes no trânsito