Canal Futura mostra trabalho do Interlegis em programa sobre Internet



O Canal Futura leva ao ar, a partir da próxima quinta-feira (23), a série Comunidade Brasil - Internet para todos, em parceria com a Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Interlegis) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituições que desenvolvem programas para a promoção da inclusão digital e social no país. Após a primeira exibição no Canal Futura, o programa será liberado para a TV Senado e demais TVs públicas.

VEJA MAIS

O Interlegis é um programa do Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltado para a modernização e a integração do Poder Legislativo federal, estadual e municipal, visando à promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

A série Comunidade Brasil - Internet para todos compõe-se de 13 episódios sobre inclusão digital, sete deles explicando a atuação do Interlegis no processo de modernização e capacitação nas assembléias legislativas e câmaras municipais. Além de vários depoimentos de técnicos do Interlegis, o programa também inclui entrevistas com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o 1º secretário, Efraim Morais, que é diretor nacional do Interlegis.

Série

A série Comunidade Brasil - Internet para todos vai discutir temas como cultura, educação, trabalho, comércio, segurança e inclusão digital, em meio às revoluções sociais causadas pela Internet. Com um cenário virtual, muita animação e entrevistas com especialistas, o programa vai abordar também os 31 anos da rede mundial de computadores no Brasil.

O primeiro episódio da série, com o título Internet: nosso mundo virtual, será veiculado na próxima quinta-feira (23), às 16h30, e reprisado no dia 25 de novembro, às 11h30. O programa, com 25 minutos de duração, conta a história da Internet e seu surgimento no Brasil. Os telespectadores poderão esclarecer dúvidas sobre questões como a localização da Internet, a possibilidade de desligá-la ou quem governa a rede e quem pode ter um endereço virtual. Os episódios serão apresentados sempre às quintas-feiras, às 16h30, com reprise nos sábados seguintes a cada exibição, às 11h30.

Após a transmissão dos 13 episódios, o Canal Futura reprisará a série mais duas ou três vezes, para que fique pelo menos um ano sendo veiculada. A informação é da idealizadora do projeto, Catherine Henry, diretora da Agência Eletrônica, empresa de comunicação e marketing voltada para o desenvolvimento de projetos na área da sociedade da informação. Em entrevista à Agência Senado, nesta quinta-feira (16), Catherine afirmou que a idéia para a série surgiu após as várias oficinas que realizou voltadas para a inclusão digital. Ela trabalha desde 1999 com projetos de inclusão social, promovendo a inserção de pessoas de comunidades carentes no mundo virtual da Internet.

- Eu constatei que não adianta nada colocar pessoas das classes C e D na frente da Internet sem explicar a elas o que é o universo virtual. O grande objetivo da série é, assim, mostrar para essas pessoas como a Internet pode ajudar não só no desenvolvimento pessoal delas, mas também no desenvolvimento socioeconômico - explicou Catherine.

Segundo o diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento do Interlegis, José Dantas Filho, a parceria com o Interlegis é importante, pois uma série sobre inclusão digital não ficaria completa sem abordar todas as possibilidades de utilização de tecnologias da Internet dentro do Poder Público.

- A série vai mostrar como o Legislativo está utilizando essa tecnologia para prover serviço ao cidadão e também para estabelecer um canal de contato entre esse cidadão e o legislador. Essa série é importante para nós porque o trabalho do Interlegis é bastante conhecido dentro do Legislativo, mas não na sociedade como um todo - explicou Dantas.



16/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Interlegis, Sebrae e Canal Futura lançam série de TV sobre Internet

Canal Futura estreia Heróis de Todo Mundo nesta quarta (20)

Canal orienta crianças e adolescente sobre crimes na internet

Canal de TV na Internet esclarece fatos e dúvidas sobre Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Procon-SP abre canal de atendimento pela internet para denúncias sobre aumento de preços em postos de combustíveis

PROGRAMA INTERLEGIS É DESTACADO NO SEMINÁRIO SOBRE O SENADO