Candidatos ao governo apresentam propostas para a agricultura



A Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa reuniu esta manhã, em audiência pública, quatro dos 13 candidatos que disputam o governo do Estado: Celso Bernardi (PPB), Germanto Rigotto (PMDB), Aroldo Medina (PL) e Júlio Flores (PSTU). No primeiro bloco eles expuseram suas propostas para o setor primário.

Celso Bernardi(PPB), defende a paz no campo, afirmando que o seu governo não irá tolerar as invasões que vêm acontecendo no interior do Rio Grande do Sul. Agregar renda ao agricultor, com o objetivo de estimular a cadeia produtiva do setor, é outra meta de Bernardi. Incentivo fiscal para os produtores também fará parte do seu governo. Os pequenos agricultores poderão contar no governo do PPB com o apoio financeiro e técnico para ter acesso à terra.

O candidato Germano Rigotto (PMDB) utilizou o seu espaço para fazer críticas a política adotada para o setor primário pelo atual governo. Rigotto falou também que o seu governo promoverá a reforma agrária, com a parceria do Governo Federal e com os municípios gaúchos.

O candidato do PSTU, Júlio Flores, afirmou ser contra a proposta da Área de Livre Comércio das Américas(ALCA). Ele garantiu que esta iniciativa não será positiva ao setor primário, pois trará o empobrecimento da agricultura no Estado. Com isso os produtores irão deixar o campo para rumar aos grandes centros urbanos. Flores destacou que a reforma agrária está dentro das propostas apresentadas pelo seu partido. Linhas de crédito e políticas de incentivos aos pequenos agricultores farão parte das suas iniciativas para o setor.

Paz no campo também será uma das metas para o governo do candidato Aroldo Medina (PL). A sua política estará voltada para evitar às invasões que vêm sendo realizadas pelo Movimento dos Sem terra (MST) em todo o Estado. Parceria com o governo federal para conceder incentivos aos agricultores gaúchos fará parte do governo de Medina.

Os candidatos estão, no momento, respondendo os questionamentos de integrantes da Comissão de Agricultora.

08/01/2002


Artigos Relacionados


Representantes do governo apresentam plano para a agricultura de baixo carbono no Brasil

Comitê debate propostas da agricultura para inclusão no plano plurianual do governo

Candidatos apresentam projetos para a cultura

Candidatos apresentam plano para a geração de renda e emprego

Comissão de Agricultura já está ouvindo candidatos ao governo do Estado

Especialistas apresentam propostas para aperfeiçoar o ensino superior