Candidatos às eleições deverão desvincular seus nomes de órgãos públicos



Constituição Federal e legislação eleitoral proíbem que candidatos usem nome, símbolos, frases ou imagens associadas a entidades públicas em suas campanhas 

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu à Justiça, nesta segunda-feira (23), para impedir que candidatos a vereadores e prefeitos disputem as eleições municipais de outubro associando seus nomes aos de autarquias e fundações públicas federais.

Assim, casos como o registro de nomes compostos como “Fulano de tal lugar”, por exemplo, ficaria proibido. Em nota divulgada, a AGU, informa já ter identificado 210 casos de registros indevidos, número que ainda pode aumentar.

De acordo com as informações da advocacia, o órgão mais mencionado é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 93 registros. Em seguida vem a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com 32 casos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aparece com 23, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), com 17, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Nacionais Renováveis (Ibama), com 12 menções. Os nomes de universidades federais foram usados indevidamente 15 vezes.

Segundo a AGU, a Constituição Federal e a legislação eleitoral proíbem que os candidatos usem o nome, símbolos, frases ou imagens associadas ou semelhantes a de entidades públicas em suas campanhas eleitorais. A medida é uma forma de preservar as entidades públicas e evitar que os políticos se beneficiem com o uso dos nomes de órgãos responsáveis por administrar políticas públicas em prol do eleitorado.

A penalidade prevista para o descumprimento é detenção de seis meses ou prestação de serviços comunitários.

 

Eleições

Restam menos de três meses para as eleições municipais. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até segunda-feira (16) deste mês, o sistema de informação do órgão registrou 464.701 candidaturas para os três cargos (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores). Ao todo, são 138.492.811 eleitores de 5.568 municípios que irão às urnas para votar.

Acompanhe o calendário deste processo eleitoral no página eletrônica do TSE.

 

Leia mais:

A menos de três meses das eleições municipais, mais de 400 mil já se candidataram

Políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012, decide TSE

Fique por dentro do processo eleitoral brasileiro

Tire suas dúvidas sobre o título de eleitor

 

Fonte:
Agência Brasil
Advocacia-Geral da União



23/07/2012 19:07


Artigos Relacionados


Nomes dos parlamentares que deverão ser enviados aos Conselhos de Ética

Garibaldi: senadores fornecerão os nomes de parentes que deverão ser demitidos

Candidatos deverão apresentar currículo ao se registrarem

MEDICAMENTOS DEVERÃO INFORMAR SEUS COMPONENTES GENÉRICOS

Parlamentares deverão observar eleições no Brasil e na Venezuela

Cartórios informarão a outros órgãos alteração nos nomes dos casados