Cândido diz que demissão de jornalista da Rede Ômega "agride a Constituição"



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) afirmou nesta quinta-feira (dia 9) que a demissão do jornalista Eurenir Pereira, diretor em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, pela direção da Rede Ômega, no último dia 22 de junho, representa uma clara agressão à Constituição e à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

- A direção da TV Ômega/Rede TV!, além de não honrar os compromissos assumidos em 1999, demite ou afasta, sem pagamento de verbas rescisórias e salários, centenas de trabalhadores, entre eles inclusive representante eleito das categorias dos jornalistas e dos radialistas, em claro descumprimento da legislação trabalhista - denunciou.Eurenir Pereira trabalhava na TV Manchete e Rede TV! há 13 anos, sem que, nesse período, tivesse recebido, por parte de seus superiores, qualquer reparo à qualidade do seu trabalho profissional, esclareceu o senador.

Apesar de os novos proprietários da Rede TV! terem se comprometido a saldar as dívidas trabalhistas e reconhecer as contribuições previdenciárias e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores da Rede Manchete, conforme acordo firmado com a participação de representantes sindicais, do governo federal e dos empresários, Geraldo Cândido disse que as transferências das concessões dos canais de televisão para o controle de Almicar Dallevo Júnior e Marcelho Carvalho Fragalli, da Rede Ômega, "até agora não foram regularizadas".

Além disso, conforme o senador, os trabalhadores têm sobrevivido sob incerteza e desrespeito aos seus direitos básicos. Cândido lembrou que já tramita na Casa requerimento de audiência pública de sua autoria para discutir uma solução para o caso.

- Como se não bastassem as irregularidades trabalhistas, a Rede TV! tem colocado no ar uma programação que ignora absolutamente a Constituição no que se refere à obrigatoriedade de as emissoras de televisão darem preferência à programação com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas - advertiu.

09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA CAFETEIRA, FEF AGRIDE A CONSTITUIÇÃO

CÂNDIDO PROTESTA CONTRA DEMISSÃO DOS "MATA-MOSQUITOS"

Camata pede demissão de secretária do SPU por descumprir a Constituição

Exigência de diploma para jornalista poderá constar da Constituição

JORNALISTA PEDE AJUDA AO CONGRESSO CONTRA A REDE TV!

CE discute situação da TV Ômega