Cândido diz que demissão de jornalista da Rede Ômega "agride a Constituição"
- A direção da TV Ômega/Rede TV!, além de não honrar os compromissos assumidos em 1999, demite ou afasta, sem pagamento de verbas rescisórias e salários, centenas de trabalhadores, entre eles inclusive representante eleito das categorias dos jornalistas e dos radialistas, em claro descumprimento da legislação trabalhista - denunciou.Eurenir Pereira trabalhava na TV Manchete e Rede TV! há 13 anos, sem que, nesse período, tivesse recebido, por parte de seus superiores, qualquer reparo à qualidade do seu trabalho profissional, esclareceu o senador.
Apesar de os novos proprietários da Rede TV! terem se comprometido a saldar as dívidas trabalhistas e reconhecer as contribuições previdenciárias e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores da Rede Manchete, conforme acordo firmado com a participação de representantes sindicais, do governo federal e dos empresários, Geraldo Cândido disse que as transferências das concessões dos canais de televisão para o controle de Almicar Dallevo Júnior e Marcelho Carvalho Fragalli, da Rede Ômega, "até agora não foram regularizadas".
Além disso, conforme o senador, os trabalhadores têm sobrevivido sob incerteza e desrespeito aos seus direitos básicos. Cândido lembrou que já tramita na Casa requerimento de audiência pública de sua autoria para discutir uma solução para o caso.
- Como se não bastassem as irregularidades trabalhistas, a Rede TV! tem colocado no ar uma programação que ignora absolutamente a Constituição no que se refere à obrigatoriedade de as emissoras de televisão darem preferência à programação com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas - advertiu.
09/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
PARA CAFETEIRA, FEF AGRIDE A CONSTITUIÇÃO
CÂNDIDO PROTESTA CONTRA DEMISSÃO DOS "MATA-MOSQUITOS"
Camata pede demissão de secretária do SPU por descumprir a Constituição
Exigência de diploma para jornalista poderá constar da Constituição
JORNALISTA PEDE AJUDA AO CONGRESSO CONTRA A REDE TV!
CE discute situação da TV Ômega