CÂNDIDO: É PRECISO COMBATER CAUSAS DA VIOLÊNCIA
O senador narrou experiência vivida no Rio de Janeiro em 1994, quando na chamada Operação Rio, ordenada pelo então presidente Itamar Franco, o exército saiu às ruas para combater o narcotráfico e a violência. Na avaliação do senador, o resultado foi pífio e alterou bastante a rotina dos cariocas. Cândido destacou que a população, a princípio, apoiou a iniciativa, até que começaram a surgir cenas de abuso de autoridade, como foto divulgada mundialmente de soldados revistando mochilas de crianças numa favela carioca e o exército acabou sendo vaiado nas ruas.
_ A proposta de usar o exército para combater o crime é oportunista e populista, porque promete uma solução milagrosa. É também reacionária, porque tenta esconder as verdadeiras causas da violência _ afirmou.
Na opinião de Geraldo Cândido, uma política de geração de empregos e educação teria ajudado a evitar uma tragédia como a do último dia 12, no Rio de Janeiro, em que Sandro do Nascimento manteve reféns em um ônibus por mais de quatro horas e acabou morto pela polícia. No incidente também foi assassinada a refém Geisa Firmo Gonçalves, de 20 anos.
16/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alberto Silva: É preciso uma legislação de emergência para combater a violência e a criminalidade
CÂNDIDO ANALISA CAUSAS DO DESEMPREGO NO BRASIL
Appio diz no Forum que é preciso combater sonegação fiscal
Tebet: é preciso decisão política para combater a discriminação
Ataídes Oliveira diz que é preciso combater as fraudes para ter Previdência superavitária
Suassuna aponta causas da violência no país