Cândido garante que petroleiros em greve estão atentos à questão do abastecimento



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) afirmou nesta quinta-feira (25) ter informações da direção do comando de greve dos petroleiros de que o movimento, iniciado no último dia 24, está atento e preocupado com o abastecimento de combustíveis à população. Além dos estoques que o governo mantém, os petroleiros estarão garantindo a distribuição de gás e demais derivados essenciais à população, disse o senador, que responsabilizou o governo pela greve.

- Enquanto a empresa projeta um lucro da ordem de R$ 12 bilhões para este ano, os trabalhadores amargam uma perda salarial da ordem de 50% desde 1994. Frente a isso, a Petrobras oferece apenas 6% de reajuste, o que não cobre nem a inflação do último período - afirmou.

De acordo com o senador, os funcionários da Petrobras reivindicam aumento salarial com reposição da inflação do período (8,30% - ICV Dieese), reposição das perdas acumuladas no Plano Real (42,58%) e aumento por produtividade (17,41%).

Cândido também denunciou o clima de insegurança no trabalho dos petroleiros, como evidencia "o grande número de acidentes". Segundo o senador, na quarta-feira (24) morreu o trabalhador Valmir Ferreira da Hora, da refinaria de Capuava, o que elevou para 101, só nos últimos três anos, o número de trabalhadores vítimas de acidente, 70 dos quais empregados de empresas terceirizadas.

Para tentar superar essa situação, Cândido disse que os grevistas defendem a participação dos sindicatos nas comissões de investigação de acidentes e a inclusão dos trabalhadores terceirizados nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). Essas são consideradas medidas eficazes para pôr fim a tais acidentes, segundo o senador.

Também integram a lista de reivindicações dos trabalhadores, lida por Cândido em Plenário, as seguintes propostas: cancelamento das punições, com a reintegração dos demitidos nas greves de 94 e 95 e o cancelamento das suspensões por motivos políticos; fim das discriminações, com igualdade de direitos entre empregados novos e antigos e entre os trabalhadores da ativa e os aposentados; redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais para o pessoal administrativo; reformulação do estatuto do fundo de previdência complementar, garantindo-se a representação majoritária dos participantes na administração do fundo; realização de concurso público para reposição do efetivo e fim da terceirização em atividades permanentes.

25/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bolívia garante abastecimento de gás, mas questão de preços permanece em aberto

GERALDO CÂNDIDO DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA PETROLEIROS

SENADORES ESTÃO ATENTOS À "VOZ DO CIDADÃO"

Jucá pede tranqüilidade para a questão do abastecimento de gás

Geraldo Cândido manifesta apoio à greve do funcionalismo marcada para a próxima semana

Ação do Daee garante abastecimento em Viradouro