SENADORES ESTÃO ATENTOS À "VOZ DO CIDADÃO"



O serviço "A Voz do Cidadão", um telefone aberto para denúncias, críticas, sugestões, reclamações e comentários sobre a atuação dos senadores, estabeleceu uma aliança entre os parlamentares e a sociedade. Senadores e senadoras não se contentam mais em responder aos telefonemas através de correspondência normal ou do programa "Fala Cidadão" transmitido pela TV Senado aos sábados e domingos, às 19h30.

Os parlamentares já reservam espaço em seus pronunciamentos exclusivamente para responder aos cidadãos que ligam gratuitamente para o 0800-61-22-11. Dúvidas sobre projetos, votações e posicionamentos dos senadores estão sendo esclarecidas em plenário pelo próprio senador. Júnia Marise (PDT-MG), em discurso proferido no dia 19, respondeu às inúmeras perguntas que lhe foram encaminhadas.

As questões são as mais diversas, mas problemas do momento, como o desemprego, recebem mais telefonemas. Dúvidas sobre projetos e votos dos senadores em propostas importantes como a reforma da Previdência e muitas, muitas sugestões para os mais variados problemas, como habitação, segurança pública, saúde e educação, são compilados pela Coordenação de Relações Púbicas do Senado e entregues aos senadores. Os cidadãos também aplaudem discursos e pedem providências para os assuntos mais variados.

Esse é o caso de Antonio Dario Neves, de Florianópolis-SC, que pediu ao senador Lauro Campos (PT-DF) que lhe envie o resto de discurso sobre a política econômica, que teve sua transmissão pela TV Senado interrompida.

Márcio Jean De Carli, de Aracruz-ES, é acupunturista pós-graduado e reclama que os profissionais da área, apesar da categoria já estar devidamente regulamentada, estão sendo tratados como "curandeiros e charlatães" e pede providências.

Pessoas de vários estados elogiam a posição e os discursos do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) em relação à regulamentação dos planos de saúde e pedem cópias de seu parecer.

Uma solicitação muito comum é o desejo de receber o Jornal do Senado. Muitos cidadãos ligam pedindo para serem incluídos na lista de assinantes ou reclamando de atraso na entrega.

Os cidadãos que utilizam o serviço 0800 também não se prendem apenas aos senadores do seu estado. As críticas e aplausos, dúvidas e sugestões são dirigidas a todos ou ao parlamentar que se identifique com os problemas que o cidadão quer ver solucionados. Sérgio Soares, de Pelotas-RS, solicita a todos os senadores que formulem e defendam projetos de isenção de impostos para pessoas com mais de 70 anos de idade. Fernando Rogério Sampaio, de Itauçu-SP, manda um abraço ao senador Antonio Carlos Magalhães, parabenizando-o "por ser um ótimo parlamentar e um competente presidente do Congresso Nacional". Raimundo Feitosa, de Fortaleza-CE, cumprimenta o senador José Serra pelo discurso contrário à legalização dos jogos de azar.



20/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cândido garante que petroleiros em greve estão atentos à questão do abastecimento

Senadores respondem aos ouvintes no "Fala Cidadão"

Trabalhadores devem ficar atentos aos seus direitos no final do ano

Revendedores de combustíveis devem ficar atentos à tentativa de extorsão

Pescadores devem ficar atentos à captura de peixes com marcador

Senadores estão em missão oficial na Antártida