CÂNDIDO PEDE SANÇÕES CONTRA INDONÉSIA PELA VIOLÊNCIA NO TIMOR



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) fez um apelo às potências ocidentais para que imponham sanções econômicas e militares à Indonésia, enquanto o governo desse país não controlar a violência no Timor Leste ou admitir o desembarque de uma força internacional de paz na área. Ele criticou a omissão das autoridades militares e policiais indonésias em relação à violência que está sofrendo o povo do Timor Leste, vítima de milícias contrárias à independência do território que agem livremente, segundo o senador.
A atuação do governo brasileiro nessa questão foi considerada "tímida" pelo parlamentar. Cândido entende que a sociedade deve exigir do governo brasileiro uma postura efetiva favorável ao processo de paz, "pois o país é membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, mas cumpre um papel estratégico nas negociações". O senador acredita que a Organização das Nações Unidas tem, no Timor Leste, "uma boa oportunidade de mostrar que ainda existe e tem alguma importância".
De acordo com o senador petista, é necessário que o Conselho de Segurança da ONU reúna-se e "decida enviar logo uma força internacional de paz para o Timor Leste". Cândido criticou a oposição do governo da Indonésia a essa proposta e lembrou declaração do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, de que as autoridades de Jacarta fracassaram totalmente no restabelecimento da ordem no Timor e só uma intervenção poderá deter a violência na ilha.

10/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cândido destaca importância do Dia Mundial pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

CÂNDIDO QUER SABER O QUE O BRASIL FAZ PELA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR

Sindicato dos Jornalistas pede sanções contra Requião

Luiz Henrique condena massacre e pede sanções contra a Síria

Geraldo Cândido lembra mortos pela violência no campo

CÂNDIDO APONTA AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER