Capiberibe anuncia projeto que prevê divulgação de tributos que incidem sobre bens e serviços



O senador João Capiberibe (PSB-AP) comunicou em plenário, nesta terça-feira (17), a apresentação de projeto de lei  (PLS 76/2012) — de sua autoria e dos senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Ângela Portela (PT-RR) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) — que regulamenta o direito de os consumidores serem informados dos tributos que pagam quando compram um bem ou serviço.

Na proposição, Capiberibe sugere a discriminação, nas notas fiscais, do valor dos seguintes tributos: de competência federal, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto de Importação (II), e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE); de competência estadual, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); e, de competência municipal, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

— Este assunto é uma preocupação que aflige toda a população, muitos dos contribuintes vêm bater à porta de nossos gabinetes, se manifestam nas ruas por onde andamos, nos aeroportos enquanto aguardamos o avião. É queixa também do motorista de táxi, do empresário, do trabalhador — disse.

João Capiberibe observou que alguns postos de gasolina de Brasília já expõem um cartaz com os tributos incidentes sobre os combustíveis. Segundo ele, a divulgação dessas informações é uma medida simples, barata e de grande alcance social.

O projeto aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



17/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto prevê solidariedade em tributos por empresas consorciadas

SENADO APROVA PROJETO QUE FACILITA ACESSO DE DEFICIENTES A BENS E SERVIÇOS

Projeto que prevê divulgação dos gastos públicos na Internet pode ser votado na CCT

Projeto prevê punição para divulgação de informações sigilosas em investigações de paternidade

CCJ pode votar projeto que exige adoção de pregão eletrônico para aquisição de bens e serviços em geral

Fundos DI incidem sobre a aplicação total