Projeto que prevê divulgação dos gastos públicos na Internet pode ser votado na CCT



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) reúne-se nesta quarta-feira (28) e poderá aprovar parecer do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) a projeto que visa autorizar órgãos públicos a tomarem providências para a divulgação, pela Internet, das informações relativas a gastos públicos indenizatórios. A proposta é de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) e, após aprovação na CCT, será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na qual receberá decisão terminativa.

De acordo com a proposta (PLS 671/07), o presidente da República, as Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público ficarão autorizados a determinar as providências para a efetiva divulgação mensal, pela Internet, dos gastos que tenham natureza indenizatória - aqueles destinados a reembolso de despesa efetuada por servidor público no exercício da função.

Nos casos de despesas definidas por lei como reservadas ou de sigilo funcional, a proposta permite que os valores sejam divulgados de forma agregada. Também os gastos relativos a Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), conhecido como cartão corporativo, de acordo com o projeto, deverão ser divulgados na Internet.

TV a cabo

Consta também da pauta da CCT projeto de lei que visar proibir às empresas de TV a cabo de cobrar pela disponibilização do serviço em pontos adicionais ou extras de entrada de sinal. A proposta, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), determina proibição da cobrança desde que o ponto extra seja utilizado pelo usuário individual ou instalado num único domicílio, bem como não possua destinação a fins comerciais (PLS 346/05).

Em novembro de 2007, a CCT realizou audiência pública com a finalidade de discutir esse projeto, que após ser votado nessa comissão será encaminhado à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para votação em decisão terminativa.

Radiodifusão

A CCT também vai examinar na reunião desta quarta-feira 20 projetos de decreto legislativo que tratam da concessão, autorização ou permissão de funcionamento de empresas de radiodifusão sonora e comunitária. As propostas, de autoria do Poder Executivo, prevêem execução dos serviços nas cidades deFelipe Guerra, Ielmo Marinho, Doutor Severiano e Jardim de Piranhas (RN); Blumenau, Ilhota, Mafra e Urubici (SC);Cupira, Caetés e Quixabá (PE); Nova Hartz e Santa Maria (RS); Carolina e São Luís (MA); Jaboticabal (SP); Buritis (MG); Itarema (CE) e Castanhal (PA). Nessa última cidade, duas empresas pleiteiam autorização para executar serviços de radiodifusão comunitária.

A reunião da CCT está marcada para as 8h45, na sala 19 da Ala Alexandre Costa.



26/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que autoriza divulgação pela Internet de gastos de agentes públicos

CCJ aprova divulgação gastos públicos pela Internet

CCJ aprova projeto que determina publicação de gastos públicos na Internet

Projeto prevê fiscalização dos gastos públicos na organização da Copa e das Olimpíadas

Projeto que criminaliza divulgação de "grampo" telefônico pode ser votado na quarta-feira na CCJ

Capiberibe elogia transparência na divulgação dos gastos públicos