Capiberibe cobra política de Estado para povos indígenas



O Projeto de Lei Complementar 227/2012, que colocaria em risco direitos dos povos indígenas e está em tramitação na Câmara dos Deputados, foi alvo de críticas do senador João Capiberibe (PSB-AP) nesta quarta-feira (17). Ele teme que esta e outras normas em tramitação abram as terras indígenas à "supremacia desenvolvimentista" e salientou que falta uma política de Estado em defesa dos índios.

- O governo pode e deve garantir aos índios as terras que lhes foram tomadas e negadas ao longo dos séculos com o apoio dos governos estaduais e federal - declarou.

Na avaliação do senador, as garantias dos índios incluídas na Constituição de 1988 estão em risco. Sobre o aumento do número de conflitos envolvendo terras indígenas, Capiberibe citou artigo em que o jurista Dalmo Dallari contesta a legalidade dos títulos de terra concedidos por atos de governos estaduais que "não tinham condições legais para dispor de bens pertencentes ao patrimônio da União."

João Capiberibe ainda criticou a "grande influência no Parlamento" de representantes do agronegócio que, em seu ponto de vista, pretendem tirar direitos dos povos indígenas e "perpetuar as injustiças sociais". Para ele, deputados e senadores devem se organizar para dar ouvidos a populações que clamam por Justiça.



17/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

TIÃO VIANA COBRA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DOS POVOS INDÍGENAS

Ideli destaca política de Lula para povos indígenas

Paim cobra aprovação de Estatuto dos Povos Indígenas

ONU discute política de proteção dos povos indígenas

SUBSISTEMA DE SAÚDE PARA POVOS INDÍGENAS PASSA NA CCJ