Capiberibe elogia decisão do Ministério da Saúde de divulgar gastos da pasta na internet
O senador João Capiberibe (PSB-AP) elogiou o Ministério da Saúde pela criação de uma página na internet para expor licitações e contratos administrativos da pasta, tornando públicos os gastos do ministério, de acordo com informação divulgada pela Folha da S. Paulo no domingo (30). Preocupado com as notícias de corrupção envolvendo a compra de hemoderivados, o senador disse nesta segunda-feira (31) que enviou ofício ao ministro da Saúde, Humberto Costa, no mês passado, propondo esse tipo de controle, já adotado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e aguarda uma audiência com o ministro para conversarem a respeito do assunto.
Segundo Capiberibe, essa medida não poderia ser postergada, já que a chamada Operação Vampiro revelou que o desvio de recursos da saúde acontecia há 12 anos, consumindo boa parte de um orçamento que totaliza R$ 36 bilhões. O senador informou que a iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia mostrra o empenho das despesas, informando o tipo de licitação, o beneficiário, os valores unitários e global, enfim, todas as informações necessárias a um cidadão que queria acompanhar os gastos públicos.
Hoje é possível o poder público oferecer um mínimo de transparência ao contribuinte por meio da informática, -basta ter vontade política-, afirmou o senador.
- Roubar dinheiro da saúde é algo absurdo. A gente vê que isso é antigo. Qualquer dia venho relatar aqui as minhas experiências como governador na compra de equipamentos para o setor. Vários governadores vivenciaram essas negociatas no passado com recursos destinados à compra de material para a saúde - afirmou.
31/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Capiberibe elogia Ministério da Ciência e Tecnologia pela divulgação do orçamento da pasta
Governos podem ser obrigados a divulgar gastos em detalhes na Internet
Paim elogia decisão do Ministério da Saúde de lançar cartilha contra o preconceito racial
Capiberibe elogia transparência na divulgação dos gastos públicos
Suplicy elogia decisão do Executivo de divulgar informações orçamentárias
Capiberibe elogia decisão do TJ-AP contra acusados de corrupção