Suplicy elogia decisão do Executivo de divulgar informações orçamentárias



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comunicou em Plenário, nesta quinta-feira (27), o lançamento no Portal da Transparência do governo federal da consulta "Informações Diárias", através da qual os cidadãos poderão obter dados detalhados da execução das receitas e despesas do Executivo federal.

Suplicy informou que todos os atos sobre a realização da despesa, quais sejam empenho, liquidação e pagamentos, serão disponibilizados. Serão divulgados ainda dados sobre as características dos bens ou serviços adquiridos pelo governo, bem como do processo licitatório realizado.

No que diz respeito à receita, Suplicy disse que além das informações já apresentadas no Portal da Transparência, desde 2004, com atualização mensal, o governo passará a divulgar também dados sobre a fase de lançamento, com a atualização diária das informações.

Suplicy parabenizou ainda o Senado Federal pela divulgação na Internet, de dados sobre execução orçamentária e financeira, verbas indenizatórias, licitações e contratos, e boletins financeiros e administrativos da Casa. Ele elogiou também a iniciativa de publicação do quadro de servidores efetivos e comissionados do Senado.

- Seguindo essa linha de transparência no poder público, seria oportuno que as remunerações de todos os cargos e funções dos servidores e dirigentes do Senado Federal, fossem disponibilizados para o público - disse Suplicy, citando projeto de sua autoria (PRS 24/2009) que trata do assunto.

Após o pronunciamento de Suplicy, o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), agradeceu ao parlamentar o reconhecimento da importância das ações da Mesa visando ao aumento da transparência. Com relação ao projeto de Suplicy que prevê a divulgação de salários dos servidores do Senado, Sarney mostrou-se favorável à sua análise imediata pelo Plenário. 



27/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe elogia decisão do Ministério da Saúde de divulgar gastos da pasta na internet

Suplicy elogia diálogo entre Poderes Executivo e Judiciário

Marta Suplicy elogia decisão do STF sobre cotas raciais

Eduardo Suplicy elogia decisão do Supremo sobre competência do CNJ

Suplicy elogia decisão do BC de limitar bônus pagos a executivos de bancos

Suplicy elogia decisão de eliminar dólar no comércio entre Brasil e Argentina