Capiberibe elogia transparência na divulgação dos gastos públicos



O senador João Capiberibe (PSB-AP) parabenizou o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, pela implantação, em dezembro do ano passado, do Projeto Transparência, que disponibiliza através da internet todas as despesas empenhadas pelo Ministério e pelos órgãos que integram sua estrutura. Ele também elogiou o deputado Eduardo Campos, que deverá ser empossado como titular da pasta nos próximos dias, por ter prometido não só manter o projeto, mas aperfeiçoá-lo.

- Roberto Amaral deixou uma importante semente plantada para o Brasil, para o cidadão comum que contribui, que paga impostos e não sabe como seu dinheiro é aplicado. Foi a primeira vez que um ministro ousou colocar, com detalhes, todas as informações referentes aos gastos de um Ministério - afirmou João Capiberibe.

O serviço disponibilizado na internet, segundo o senador pelo Amapá, permite a qualquer pessoa confrontar os gastos do Ministério. Ele disse que fez algumas pesquisas na página e constatou, por exemplo, que um galão de 20 litros de água mineral foi comprado em São José dos Campos (SP) por R$ 1,70 e por R$ 2,65 em Belém (PA), pelo Museu Emílio Goeldi.

Na avaliação de João Capiberibe, os mecanismos de controle que o Estado dispõe, como os tribunais de contas e a Controladoria Geral da União, são insuficientes para evitar ou pelo menos reduzir a corrupção. Ele disse que a experiência implantada por Roberto Amaral no Ministério da Ciência e Tecnologia é um passo importante na direção da transparência dos gastos públicos.

João Capiberibe também registrou que encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com parecer favorável do relator, senador Demóstenes Torres (PFL-GO), projeto de sua autoria que torna obrigatória a divulgação, por meio da internet, dos gastos públicos. O senador lamentou que a matéria ainda não tenha sido votada e manifestou sua esperança de que ela entre em pauta já em fevereiro.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) destacou a importância da transparência das informações sobre os gastos do dinheiro público. Ela comentou que a disponibilização dos gastos pela da internet garante ao cidadão a possibilidade de fiscalizar diretamente como o governo está aplicando os recursos arrecadados através de impostos e de outras contribuições.



23/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe volta a pedir aprovação de projeto sobre transparência de gastos públicos

Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá

Capiberibe defende divulgação na internet da folha de pagamento dos órgãos públicos

CCJ aprova divulgação gastos públicos pela Internet

Pavan elogia transparência e ética de Capiberibe

Capiberibe quer controle social sobre gastos públicos