Jucá pede plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia



O senador Romero Jucá (PMDB-RR), em discurso no Plenário nesta terça-feira (5), pediu a criação de um plano de desenvolvimento sustentável para que os habitantes da Floresta Amazônica tenham condições dignas de vida e possam ajudar na preservação do meio ambiente. A Zona Franca de Manaus foi utilizada como exemplo de iniciativa que deve ser expandida.

- É preciso que cada estado tenha um projeto de desenvolvimento sustentável voltado para dar garantia às suas famílias, para que o homem, a mulher, o jovem, a criança, da Amazônia e de todo o Brasil, possam ter a dignidade de ter um sustento sem precisar agredir o meio ambiente - avaliou.

Jucá informou que o governador do Amazonas, Eduardo Braga, lançou um programa de desmatamento zero naquele estado. O parlamentar frisou que o plano é possível porque lá existem "outras fontes de renda".

- Chegou a hora de a Zona Franca de Manaus extrapolar. Nós temos que ter um modelo de satélite em outros estados para que, efetivamente, o emprego possa surgir de forma ordenada, por exemplo, no estado de Roraima, meu estado, no estado do Acre, no estado do Maranhão - disse.

Em aparte, o senador Edison Lobão (DEM-MA) lembrou ser autor de projeto que cria a Zona Franca de São Luís e ressaltou a importância da criação da área em Manaus, que alavancou a economia do Amazonas. Também fizeram apartes os senadores José Maranhão (PMDB-PB), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

Chuvas

As chuvas torrenciais que atingiram o norte do Brasil e que afetaram o estado de Roraima também foram mencionadas no discurso do senador Jucá. O parlamentar demonstrou preocupação com as enchentes, que desalojaram as populações ribeirinhas e deixaram intrafegáveis duas rodovias. Os municípios de Pacaraima e Uramutã estão em calamidade. Jucá pediu ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao governador de Roraima, Ottomar Pinto, e ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes que atuem para amenizar os problemas.

05/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA CITA REVISTA "VEJA" E DEFENDE PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A AMAZÔNIA

Jucá aplaude criação de plano de desenvolvimento para a Amazônia

Brasil lança estratégia para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Casagrande cobra política de desenvolvimento sustentável para a Amazônia

Governo lança plano para desenvolvimento sustentável do Xingu

TerraClass mapeia ocupação da Amazônia para orientar desenvolvimento sustentável