Capiberibe quer força-tarefa para investigar combate à dengue no Amapá



Depois de encaminhar duas correspondências ao ministro da Saúde, Humberto Costa, tratando do aumento da dengue na região Norte do país, sobretudo no Amapá, e não obter resposta, o senador João Capiberibe (PSB-AP) encaminhou um terceiro documento ao ministério solicitando a constituição de uma força-tarefa para avaliar a atuação do governo amapaense no combate à dengue no estado.

Segundo disse Capiberibe nesta quinta-feira (22), o aumento de casos de dengue atingiu praticamente toda a região Norte. A única exceção foi o estado do Pará, onde os casos notificados em novembro de 2002 tiveram uma redução de 10% em novembro de 2003. Em Rondônia o aumento foi de 93,95%, no Acre o percentual subiu 43,28%, no Amazonas os casos aumentaram 68%, em Roraima a dengue avançou 98% e no Amapá a doença cresceu 149%.

- Considero a dengue uma doença política provocada pelo descaso na aplicação de recursos públicos e pelo desvio de verbas destinadas à saúde. Esta semana mesmo denunciei a compra de medicamentos superfaturados com recursos públicos - afirmou João Capiberibe.

No pedido feito ao ministro Humberto Costa, João Capiberibe quer que a força-tarefa seja integrada por técnicos da coordenação geral de controle, avaliação e auditoria do Ministério e das coordenações de auditoria contábil financeira e de controle e avaliação técnico-científica do Sistema Único de Saúde (SUS). O senador pelo Amapá também pediu ao ministro que responda ao relatório e ao ofício encaminhados por ele no ano passado.



22/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe cobra combate urgente ao avanço do dengue no Amapá

Força-tarefa vai investigar crimes contra camponeses na Amazônia

Geovani Borges elogia criação de força-tarefa contra crime organizado no Amapá

Direitos Humanos quer força tarefa para implementar Convenção da Pessoa com Deficiência

Capiberibe quer auditagem nos repasses do SUS ao Amapá

GILVAM QUER AFASTAR CAPIBERIBE DO GOVERNO DO AMAPÁ