Capiberibe cobra combate urgente ao avanço do dengue no Amapá



O senador João Capiberibe (PSB-AP) reivindicou ao Ministério da Saúde providências urgentes de combate a uma possível epidemia de dengue no Amapá. Segundo informou, os casos notificados da doença no estado cresceram 139% no primeiro semestre de 2003, passando de 199 casos em janeiro para 476 em julho.

Ao comparar os dados do dengue no Amapá e nos demais estados da Região Norte nesse período, Capiberibe constatou que só por lá os registros da doença avançaram.

- Hoje há um caso notificado de dengue para cada 999,6 habitantes, o que já demonstra um quadro epidêmico - afirmou.

De acordo com o senador, a doença entrou no Amapá via Pará, em 2001, quando foram notificados 2.632 casos. Um ano depois, uma ação concentrada do governo estadual e prefeituras conseguiu controlar sua disseminação e reduzir para 564 o número de casos registrados.

Capiberibe lamentou que as autoridades sanitárias do Amapá tenham perdido o controle sobre o problema, observando que, a cada caso notificado da doença, há outras dez pessoas contaminadas sem registro pelo setor público de saúde.

- A situação é grave na comparação com outros estados - afirmou, dizendo desconhecer o tipo de dengue que vem afetando a população local.



26/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe quer força-tarefa para investigar combate à dengue no Amapá

Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá

Capiberibe cobra resultados da Operação Mãos Limpas, no Amapá

João Capiberibe cobra conclusão de inquérito sobre desvios de recursos no Amapá

João Capiberibe cobra resultado de operação da PF contra corrupção realizada em 2010 no Amapá

Papaléo cobra ações de combate à dengue