Capiberibe quer auditagem nos repasses do SUS ao Amapá



O senador João Capiberibe (PSB-AP) anunciou nesta segunda-feira (18) que enviará um requerimento ao ministro da Saúde, Humberto Costa, reivindicando a realização de uma auditoria nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a seu estado, o Amapá.

Capiberibe afirmou que, em recente visita que fez ao estado, foi surpreendido por uma situação de crise na rede hospitalar e de completa ausência de medicamentos e até de material de apoio nos hospitais públicos do estado.

- Posso garantir que, até deixar o governo do estado, há 18 meses, a situação era de perfeita normalidade, com amplos estoques de medicamentos que obedeciam a um planejamento estratégico realizado por especialistas que contratei, por entender que gerência hospitalar e de saúde são temas muitos complexos - garantiu.

Capiberibe afirmou que deseja saber, do ministro da Saúde, de que maneira foram gastos os recursos provenientes do SUS e por que foram desviados de sua verdadeira função.

Ele ressaltou não ser favorável a uma política de centralização de compras de medicamentos para baratear custos. Em sua opinião, a legislação de estados e municípios exige que um determinado percentual da arrecadação seja gasto em ações de saúde e na compra de medicamentos, por isso a centralização iria complicar o sistema.

Segundo Capiberibe, o Amapá sempre destinou 13% ou 14% de sua arrecadação para o setor de saúde. Esses recursos, somados com os provenientes do SUS, eram suficientes para garantir bom atendimento à população.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


GILVAM QUER AFASTAR CAPIBERIBE DO GOVERNO DO AMAPÁ

Capiberibe quer Ministério Público Federal na investigação da "farsa dos remédios" do Amapá

Capiberibe quer força-tarefa para investigar combate à dengue no Amapá

Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá

João Capiberibe comemora indicadores do Amapá

Capiberibe reivindica socorro às cooperativas do Amapá