Capiberibe registra esforço do país para repatriar a marca cupuaçu



Com base em dados obtidos junto ao Itamaraty, o senador João Capiberibe (PSB-AP) informou o Plenário nesta quinta-feira (14) sobre as medidas tomadas pelo governo brasileiro para cancelar o registro da marca -cupuaçu- pela empresa japonesa Asahi Foods.

Segundo o senador, a Embaixada Brasileira no Japão notificou o Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país e realizou gestões junto ao Escritório Japonês de Marcas e Patentes, para esclarecer por que o cupuaçu não poderia ser utilizado como signo de marca. O Brasil também tomou conhecimento de que para invalidar os registros efetuados da marca cupuaçu será necessário contratar um escritório de advocacia especializado em legislação japonesa de propriedade intelectual, tendo escolhido a firma Baker & Mackenzie, disse Capiberibe.

De acordo com as informações obtidas pelo senador, os advogados que defendem os interesses brasileiros consideram -pouco profissional- a argumentação usada pela Asahi Foods para defender seu registro. A empresa afirma que teve de registrar o cupuaçu no próprio nome para -compensar os investimentos realizados no desenvolvimento e comercialização de produtos comestíveis derivados do fruto da Amazônia-.

Em reunião na quarta-feira (6) entre o presidente da Cupuaçu International, firma gêmea da Asahi Foods, e o secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, Ramiro Bentes, a firma teria se comprometido a não recorrer de uma ação do governo que pede o repatriamento da marca, completou o senador pelo Amapá.



14/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil retoma direitos sobre a marca cupuaçu, anuncia Ana Júlia Carepa

Senado marca para setembro último esforço concentrado para votar matérias antes das eleições

Delcídio registra esforço do governo para garantir abastecimento de gás natural

Capiberibe registra debate sobre PEC que cria fundo para a segurança pública

Capiberibe registra pedidos de Bailique

João Capiberibe registra visita ao Doi-Codi