Capiberibe reivindica socorro às cooperativas do Amapá
O senador João Capiberibe (PSB-AP) reivindicou, nesta quarta-feira (30), auxílio governamental para socorrer as cooperativas do Amapá que exploram a castanha-do-pará e seus usos industriais, em especial o óleo. O óleo do fruto do castanheiro-do-pará tem condições de competir com o azeite de oliva nos mercados nacional e internacional em sabor e usos gastronômicos, acrescentou.
Ele explicou que os repasses decorrentes dos incentivos fiscais foram suspensos em função da burocracia de início de governo, mas as cooperativas do Laranjal do Jari têm pressa em receber o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a autorização da Vigilância Sanitária. De acordo com o senador, as cooperativas querem dinamizar a produção do óleo da castanha-do-pará, que hoje é de 500 quilos mas pode, rapidamente, chegar a duas toneladas diárias.
Capiberibe aplaudiu o programa de parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, além do óleo de castanha, também patrocina a fabricação de biscoitos do fruto na Reserva Iratapuru. O senador ressaltou a relevância desses projetos combinarem atividade industrial com o respeito à natureza, além de serem um tipo de economia solidária, pois abrange todos os habitantes das localidades.
30/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
PALMEIRA REIVINDICA SOCORRO AO SETOR SUCROALCOOLEIRO
Capiberibe reivindica propostas concretas para acabar com matança no campo
Papaléo reivindica criação de Tribunal do Trabalho no Amapá
Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá
João Capiberibe comemora indicadores do Amapá
Capiberibe quer auditagem nos repasses do SUS ao Amapá