Capiberibe vê nova perspectiva para o Brasil no cenário internacional
A postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente ao conflito armado no Iraque, condenando a declaração de guerra feita pelos Estados Unidos, pode abrir uma nova perspectiva para o Brasil no cenário internacional do pós-guerra. Assim acredita o senador João Capiberibe (PSB-AP), para quem o Brasil, uma potência ambiental, dotada de um nível de desenvolvimento tecnológico importante, precisa ampliar seu leque de relações externas.
- O Brasil respeita a autodeterminação dos povos e luta pela paz - afirmou Capiberibe, destacando qualidades que credenciariam o país a buscar novos parceiros, por exemplo, na Ásia e na Europa.
Capiberibe afirmou que o presidente Lula começou a pavimentar um novo caminho para o Brasil no exterior logo no início de seu governo, quando compareceu ao Fórum Social Mundial de Porto Alegre e ao Fórum Econômico Mundial de Davos, estabelecendo -uma ponte entre o Sul empobrecido e o Norte rico-.
A disposição do governante petista de -buscar o diálogo-, assinala Capiberibe, também teria tido uma grande repercussão no cenário interno. Para ilustrar essa declaração, feita em Plenário nesta quinta-feira (3), o senador pelo Amapá lembrou que a economia brasileira, vítima de recentes abalos com as oscilações do mercado financeiro e a crise de credibilidade junto aos investidores internacionais, vem conseguindo recuperar um certo grau de equilíbrio com o desenrolar do novo governo.
Com o impacto da guerra sobre a economia norte-americana, João Capiberibe revelou também que o Brasil já teria começado a transacionar com um outro padrão de moeda em substituição ao dólar: o euro. Segundo comentou, a moeda da União Européia estaria sendo utilizada no município de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, onde é chamado de dólar francês.
03/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam: acordo com Irã colocou o Brasil no cenário internacional
Antero diz que o Brasil está humilhado no cenário internacional
Presidente do Mali visita o Senado e elogia atuação do Brasil no cenário internacional
Apesar de cenário interno favorável, Brasil não pode subestimar crise financeira internacional, diz Mercadante
Integração sul-americana é a resposta ao novo cenário internacional, diz embaixador indicado para o Peru
Cenário internacional interfere na economia brasileira, diz BC