CARLOS BEZERRA APÓIA PROPOSTA PARA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS AGRÍCOLAS



Preocupado com os termos da renegociação apresentados pelo governo para as dívidas agrícolas superiores a R$ 200 milhões, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) defendeu como "sensatas e realistas" as propostas apresentadas pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Ele destacou, como pontos importantes para viabilizar o pagamento dos débitos, o recálculo do montante devido, "expurgando-se toda a cobrança indevida", e a substituição do Indice Geral de Preços (IGP), como indexador do saldo devedor, pela equivalência-produto ou pelo Índice de Preços Recebidos pelos Produtores (IPR).

- Uma renegociação que leve em conta essas premissas terá muito mais condições de ser efetivamente cumprida, pois estará contemplando a realidade da agricultura em nossos dias. Não se justifica a precipitação dos meios políticos no reconhecimento da proposta governamental como a solução definitiva para a questão - afirmou.

De acordo com Carlos Bezerra, a Comissão Nacional de Crédito Rural da CNA, em reunião realizada em 28 de janeiro, reconheceu como um avanço a disposição do governo de equacionar o endividamento dos produtores que não foram beneficiados anteriormente na securitização de débitos. Mas, segundo ele, o entendimento foi de que dentro do esquema proposto pela comissão - que prevê a suspensão das execuções judiciais dos produtores que aderirem à nova negociação - as dívidas seriam "mais facilmente saldáveis".

- De nada adianta renegociar só por renegociar ou para ter uma solução momentânea para esse intrincado problema das dívidas agrícolas. É preciso que seja feita em bases sólidas, que satisfaçam ambas as partes, mas acima de tudo, que possa ser cumprida pelos produtores a qualquer tempo, inclusive se houver uma reviravolta geral da economia - disse Carlos Bezerra, defendendo a necessidade da participação direta dos produtores rurais, "por mais representados que estejam por parlamentares comprometidos com a causa agrícola" no Congresso.



05/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra apóia proposta de criação de Vara de Execuções Criminais para Mulheres

SIMON DESTACA VERBAS PARA SAFRA E PEDE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Raupp: Renegociação de dívidas agrícolas vai impulsionar investimentos

Mercadante defende renegociação seletiva de dívidas agrícolas

CONGRESSO APRECIA NESTA QUINTA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Acordo avança e renegociação de dívidas agrícolas já beneficia semi-árido