Raupp: Renegociação de dívidas agrícolas vai impulsionar investimentos



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) classificou nesta segunda-feira (4) como "muito bem-vinda" a Medida Provisória (MP) 432/2008, que estabelece regras para a renegociação das dívidas agrícolas e deve ser votada em breve pela Câmara dos Deputados. A matéria virá em seguida para o Senado, onde será "aperfeiçoada", de acordo com as palavras do parlamentar rondoniense.

Pela proposta do governo, serão 2,8 milhões de contratos renegociados, envolvendo R$ 75 bilhões em saldo devedor, quantia significativa, no entender do senador, levando-se em consideração que a dívida total do setor está calculada em R$ 87,5 bilhões. A MP facilita a adimplência; reduz encargos incidentes sobre o saldo devedor; aplica descontos; amplia prazos; reduz taxas de juros; e concede tratamento diferenciado para alguns municípios.

- Estou convencido de que esta medida, além de garantir o retorno de recursos públicos concedidos por meio de empréstimos, vai também, ao reduzir o grau de endividamento dos produtores, contribuir decisivamente para a recuperação da renda do setor agrícola e, conseqüentemente, para a capacidade de investimento dos produtores rurais em todo o país - enfatizou Valdir Raupp.

Ele observou que no atual contexto mundial, de alta demanda por produtos agrícolas e de escassez de alimentos em todo o mundo, o impulso à produção nacional ganha um sentido especialmente estratégico. Um impulso extra à produção vai gerar um retorno "mais do que proporcional", com reflexos positivos, inclusive no comércio externo brasileiro, segundo o senador.

Mesmo tendo elogiado o conteúdo da MP, o senador disse considerar necessário acrescentar um benefício a mais para os mutuários de crédito rural que tiveram as suas lavouras acometidas de doenças desconhecidas ou de difícil controle. A proposta dele é que esses produtores tenham uma dedução no saldo devedor do valor correspondente à perda constatada com base em laudo fitossanitário.

- Sabemos que a produção agrícola está sujeita a fatores externos sobre os quais temos pouco ou nenhum controle - justificou o senador.



04/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante defende renegociação seletiva de dívidas agrícolas

CONGRESSO APRECIA NESTA QUINTA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Acordo avança e renegociação de dívidas agrícolas já beneficia semi-árido

JONAS PINHEIRO PEDE PRESSA NA APROVAÇÃO DA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Renegociação das dívidas agrícolas deve começar nos próximos dias, diz ministro

CARLOS BEZERRA APÓIA PROPOSTA PARA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS AGRÍCOLAS