CARLOS BEZERRA CRITICA DESINTERESSE DO BNDES EM INVESTIR NA AMAZÔNIA
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) criticou a falta de interesse demonstrada pela direção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em promover investimentos nos estados da Região Amazônica. Ele manifestou sua apreensão principalmente com o futuro do Programa Amazônia Integrada (PAI), lançado no governo Itamar Franco, em l994 - que visa ao incremento de uma política industrial e empresarial mais agressiva naquela área.
Segundo informou, o programa foi praticamente abandonado pela iniciativa privada daquela região em conseqüência da omissão e da burocracia do BNDES para liberar empréstimos aos investidores locais, que, a seu ver, se sentem discriminados em relação aos concorrentes do Sul-Sudeste. "Cansados do jogo de faz-de-conta, em que as promessas são torpedeadas por baixo, os empresários locais simplesmente jogaram a toalha", disse.
Bezerra fez um apelo ao presidente do BNDES para que revitalize o PAI, revendo as exigências feitas pelo Banco aos investidores da Amazônia Integrada.Elelembrou que, à epoca do lançamento,o programa dispunha de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para aplicação durante o triênio l995/96/97 em projetos de bioindústria, agroindústria, aquicultura, turismo, beneficiamento de madeira, mineração e metalurgia, e construção naval.
O PAI, informou Carlos Bezerra, deveria ser beneficiado por linhas de crédito oriundas do Finem, Finame Agrícola, Finame Construção Naval e outras modalidades de fundos de desenvolvimento. A paralisação do programa, acrescentou o senador, decepcionou a população amazônida, "que vislumbrou a possibilidade de um surto de crescimento econômico-social".11/12/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA QUER BNDES COM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Carlos Bezerra critica a atuação da ANP
Carlos Bezerra critica atuação da Anatel
Carlos Bezerra critica a organização sindical Fenaprofar
SIPAM E SIVAM POSSIBILITARÃO GESTÃO EFETIVA DOS PROBLEMAS DA AMAZÔNIA, DIZ CARLOS BEZERRA
Carlos Bezerra critica descaso com pecuária leiteira no país