CARLOS BEZERRA QUER BNDES COM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO



Ao destacar hoje (dia 20) a criação, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de uma diretoria de desenvolvimento regional, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) disse já ter marcado audiência para reivindicar a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento para o Mato Grosso.

Para prepará-lo, o senador articulou uma reunião com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, a Associação dos Municípios de Mato Grosso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-MT) e técnicos da Embrapa.

O senador entende que esse tipo de planejamento ainda engatinha no Brasil, mas o próprio fato de ele ter voltado "à ordem do dia por meio do Brasil em Ação, com construção de hidrovias e recuperação das rodovias, é motivo de felicitações.

A única restrição feita por Carlos Bezerra foi a de que "o governo mantém a mesma prática dos governos anteriores em relação à agricultura, aos pequenos produtores, à reforma agrária e aos assentamentos". Conforme o senador, nesse setor há uma série de programas governamentais "sem nenhuma interligação", de modo que os recursos destinados a cada um deles "ficam ao deus-dará, sem qualquer planejamento de viabilização".

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou como um absurdo a extinção da Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a indigência a que foram relegadas as Ematers, que não recebem mais nenhum centavo do governo e são, na sua opinião, "a única chance que o pequeno produtor tem de acesso às novas tecnologias de produção agrícola".



20/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio quer maior participação do Congresso no planejamento estratégico de longo prazo

CARLOS BEZERRA CRITICA DESINTERESSE DO BNDES EM INVESTIR NA AMAZÔNIA

Carlos Bezerra quer modificar Lei de Franquias

Carlos Bezerra quer modificar Lei de Franquias

CARLOS BEZERRA QUER LOGO VOTAÇÃO DA LDB

Carlos Bezerra quer aumento da produção de álcool