Carlos Bezerra denuncia deficiência na imunização de rebanho do Mato Grosso



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) criticou a falta de planejamento das autoridades sanitárias de Mato Grosso, que estariam levando à deficiência na imunização do rebanho do estado contra a febre aftosa. O problema traz o risco de novos focos da doença em decorrência do não atendimento à totalidade do rebanho bovino de 17,5 milhões de cabeças.

Carlos Bezerra admite que a culpa não é apenas das autoridades estaduais. O aumento da demanda pela vacina contra a aftosa, fruto da ocorrência da doença em países que já estavam livres da doença, também contribuiu para o problema. Há ainda, salientou o senador, uma parcela de responsabilidade que deve ser credita aos órgãos federais.

- O segundo lote de vacinas, que estava previsto para o dia 5 de dezembro, num total de R$ 34,6 milhões doses para todo o país, não foi entregue em sua totalidade pelo Ministério da Agricultura - disse.

O senador afirmou temer conseqüências desastrosas para a economia mato-grossense caso a situação não seja regularizada em breve. Além disso, ele sugeriu o reforço da fiscalização na fronteira com a Bolívia, onde a febre aftosa tem caráter endêmico.

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA REGISTRA DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO CONTRA IBAMA DO MATO GROSSO

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso

CARLOS BEZERRA QUER DELEGACIA DA ANP EM MATO GROSSO

CARLOS BEZERRA DESTACA ANIVERSÁRIO DO MATO GROSSO DO SUL

Carlos Bezerra anuncia feira agropecuária em Mato Grosso

CARLOS BEZERRA CONDENA FECHAMENTO DE EMPRESAS EM MATO GROSSO