CARLOS BEZERRA REGISTRA DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO CONTRA IBAMA DO MATO GROSSO



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) comunicou ao Plenário notícia divulgada pela TV Centro América de Cuiabá, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso, segundo a qual funcionários do Ibama estariam exigindo propina dos madeireiros do estado para liberar autorizações para o transporte de madeira. Ele acrescentou que alguns madeireiros de Guarantã do Norte e Matupá informaram ao repórter que a corrupção "corre solta" entre os fiscais do Ibama e na superintendência do órgão em Cuiabá.
- O que mais preocupa nessa reportagem não é a denúncia de existência de mais esse esquema de propina, mas a atitude do interventor diante da denúncia. Em vez de investigar o caso, o interventor acusou os madeireiros de estarem fazendo denúncias anônimas. Pior, incitou-os a cometer um crime, o de grampear telefones - comentou Carlos Bezerra.
Baseado na denúncia dos madeireiros, Carlos Bezerra fez um apelo ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, solicitando que tome providências no sentido de determinar uma investigação no Ibama do Mato Grosso. O senador lembrou que no governo Fernando Henrique Cardoso foi nomeado um superintendente para combater a prática de corrupção na instituição. "Mas a máfia do Ibama no estado reagiu com fúria e conseguiu vencê-lo meses atrás".
Com a saída do superintendente, foi enviado o atual interventor para dar continuidade ao trabalho. "Mas parece que ficou pior", opinou Carlos Bezerra. O senador disse ainda que espera que a negativa do interventor em investigar as denúncias, alegando que elas foram anônimas e sem provas, não seja um indício de que "a máfia tomou conta de vez do Ibama do Mato Grosso".

23/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra denuncia deficiência na imunização de rebanho do Mato Grosso

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso

CARLOS BEZERRA QUER DELEGACIA DA ANP EM MATO GROSSO

CARLOS BEZERRA DESTACA ANIVERSÁRIO DO MATO GROSSO DO SUL

Carlos Bezerra anuncia feira agropecuária em Mato Grosso

CARLOS BEZERRA CONDENA FECHAMENTO DE EMPRESAS EM MATO GROSSO