CARLOS BEZERRA INSISTE EM LIVRE COMÉRCIO EM CÁCERES



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) pediu ao presidente Fernando Henrique que acione as lideranças governamentais para derrubar o veto aposto há dois anos pelo vice-presidente da República, no exercício da Presidência, a projeto aprovado pelo Congresso Nacional que cria uma área de livre comércio em Cáceres, no Mato Grosso.

Conforme o senador, o veto contrariou "todas as expectativas do povo e das lideranças políticas e empresariais da região" e está provocando um total desequilíbrio das forças econômicas locais em favor da Bolívia. Ele explicou que esse país criou uma área de livre comércio a 80 quilômetros da fronteira brasileira, cumprindo acordo feito com o Brasil.

- Em decorrência disso, do outro lado da fronteira, há crescimento, o comércio se expande cada vez mais, a movimentação de dinheiro aumenta a riqueza, devido, em grande parte, ao dinheiro dos brasileiros que para lá acorrem à busca das mais diversas mercadorias, por um preço bem acessível - afirmou Carlos Bezerra, ao esclarecer que, do lado brasileiro não há "nenhuma iniciativa de vulto que se destine a desenvolver a região".

- Numa tentativa de reverter essa situação, tomei a iniciativa de arregimentar as lideranças políticas mais representativas do estado para, em audiência com o presidente da República, mostrar a conveniência de se trabalhar pela derrubada desse veto no Congresso Nacional. Esperamos que o presidente aquiesça às nossas ponderações, por se tratar de uma justa iniciativa, que trará grandes benefícios à região - afirmou.



20/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS BEZERRA QUER AEROPORTO INTERNACIONAL EM CÁCERES

ANTONIO CARLOS INSISTE NA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DELE E DE JADER

SARNEY APÓIA ZONAS DE LIVRE COMÉRCIO

Brasil vai trabalhar por área de livre comércio na América do Sul

Mercosul e Palestina assinam acordo de livre comércio

ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DO AMAPÁ PERDE EMPRESAS