Carlos Bezerra: jovens enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho



As dificuldades que os jovens brasileiros estão encontrando para ingressar no mercado de trabalho foram abordadas pelo senador Carlos Bezerra (PMDB-MT). Segundo ele, é cada vez menor a proporção de pessoas que trabalham em relação ao total da população brasileira em idade ativa. O alerta do senador foi feito com base em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. "O país parece não estar preparado para dar conta dos jovens que passam a ter maturidade para trabalhar", afirmou.

Segundo Carlos Bezerra, existe um ponto positivo a ser destacado nessa retração na faixa etária entre 15 e 17 anos. Ele revelou que os jovens estão adiando a entrada no mercado de trabalho para estudar, pois, de 1991 a 1999, a cobertura do ensino médio subiu de 66% para 84% na população de 15 a 17 anos. Para ele, se o motivo para os jovens demorarem a entrar no mercado é esse, a preocupação deve mudar de foco.

- Todo país, nesse alucinado mundo da competição globalizante, quer - e precisa - ter um contigente de trabalhadores que iguale sua qualificação profissional à dos demais países concorrentes no mercado. Nosso país está, nesse ponto, muito atrás. O trabalhador brasileiro, com seus parcos quatro ou cinco anos de escolaridade, em média, não coloca o país em condições vantajosas de competição em cenário algum do mundo. Tal quadro precisa ser mudado, e rapidamente - concluiu.



21/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Negros enfrentam mais dificuldades no mercado de trabalho

Brasileiros ainda enfrentam dificuldades para deixar o Egito

CARLOS BEZERRA PROPÕE MERCADO COMUM REGIONAL

Programa capacita jovens para o mercado de trabalho

Turismo investe em qualificação para recolocar jovens no mercado de trabalho

HOLLANDA: ESTÁGIOS DEVEM PREPARAR JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO