CARLOS BEZERRA PROPÕE MERCADO COMUM REGIONAL
Para Carlos Bezerra a realização do encontro de Brasília, no último dia 30 de outubro, com a presença de governadores ou representantes dos seis estados e do DF, marcou uma nova etapa rumo à construção do Mercoeste. Foi firmado um pacto de desenvolvimento integrado e surgiu o primeiros resultado concreto: um convênio assinado pelos sindicatos das indústrias de móveis e vestuário do DF e a Agência de Promoção de Exportações (Apex) vinculada ao Ministério do Desenvolvimento.
Carlos Bezerra defendeu a cooperação entre essas unidades da Federação e disse que o Mercoeste representará uma iniciativa de integração entre elas. "Não haverá espaço para a prática conhecida como guerra fiscal, em que a competição entre os estados acaba por prejudicar a todos eles", garantiu.
Ele apontou a carência de mão-de-obra especializada na região como um dos grandes obstáculos a serem superados para dar impulso a esse programa de desenvolvimento. E enfatizou que, por essa razão, a participação das universidades, em especial da Universidade de Brasília, representa passo importante não só para formação de especialistas como também para desenvolvimento de pesquisa tecnológica e do programa conhecido como incubadora de empresas.
Carlos Bezerra citou o fomento ao turismo ecológico e a formação de um consórcio de empresas de informática para facilitar a importação de máquinas (hardware) e a exportação de programas (software),como os próximos passos para sedimentar o mercado comum. "No futuro, podemos até pensar na criação de uma agência de desenvolvimento de natureza privada, um caminho ágil para estimular ações e projetos", concluiu Carlos Bezerra.
16/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil propõe “Simples Internacional” para criar mercado comum de microempresas
Carlos Bezerra: jovens enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho
CARLOS BEZERRA PROPÕE ALTERAÇÃO NA LEI DO DIVÓRCIO
CARLOS BEZERRA PROPÕE INCENTIVO PARA REFLORESTAMENTO
CARLOS BEZERRA PROPÕE PROGRAMA DE INCENTIVO AO CONSUMO DE MILHO
Carlos Bezerra propõe aperfeiçoamento da fiscalização sobre exercício da Medicina