HOLLANDA: ESTÁGIOS DEVEM PREPARAR JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) defendeu hoje (dia 23), durante a comemoração da abertura da Semana Nacional do Jovem, maior incentivo àcontratação de estagiários por empresas e órgãos contratadores de mão-de-obra, e a modernização dos currículos escolares para preparar a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Ele criticou a exigência de qualificação e experiência prévia em alguns anúncios de oferta de emprego publicados em grandes jornais do país. "Quando se trata de estágios, que afetam diretamente os jovens, futuros demandantes de emprego, a situação é especialmente aberrante, já que ninguém nasce sabendo e com experiência de uma profissão para a qual ainda se está formando", disse.

Para Joel de Hollanda, junto com a capacitação profissional proporcionada por estágios, é preciso que as escolas adaptem seus currículos e áreas de formação para atenderem às demandas sociais. Na sua opinião, a sintonia com a evolução da sociedade é um requisito básico de qualquer escola formadora de profissionais.

O senador afirmou que é responsabilidade do poder público dar aos jovens oportunidades de êxito quando se defrontarem com os desafios do mercado de trabalho, "seja facilitando-lhes a obtenção de postos de trabalho dignos e satisfatoriamente remunerados, seja permitindo-lhes o empreendimento pessoal de sucesso.

23/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jovens nascidos em 1996 devem se preparar para o alistamento militar

Programa capacita jovens para o mercado de trabalho

Turismo investe em qualificação para recolocar jovens no mercado de trabalho

Carlos Bezerra: jovens enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho

Evento pretende potencializar inserção de jovens no mercado de trabalho

Projeto propõe adequação da LDBEN a mercado de trabalho de jovens