Carlos Bezerra pede que governo busque redução de preço dos genéricos



Diante da constatação de que medicamentos genéricos vêm sendo comercializados por preços superiores aos de medicamentos similares, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) apelou as autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que busquem garantir a redução dos custos dos genéricos para a população. Na opinião do senador, caso contrário, a política dos medicamentos genéricos poderá ficar desacreditada pela população.

- As campanhas do governo passaram para o consumidor a idéia de que o produto genérico era sempre mais barato que o similar, e não apenas o de referência. É preciso levar em conta que os genéricos são isentos do pagamento de imposto na importação de matérias-primas, têm incentivos do governo e dispensam campanhas publicitárias, que encarecem a colocação do produto no mercado - ponderou o senador.

Apesar de aceitar os argumentos da Anvisa de que os medicamentos genéricos são os únicos que têm garantia de eficácia igual à do medicamento de referência, Carlos Bezerra acredita que o governo falhou ao definir a política de preços para esses remédios. Citando proposta do presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF, Antônio Barbosa, o senador levantou a possibilidade de que seja estabelecido como critério para o preço do medicamento genérico a média das principais marcas existentes no mercado, em vez de uma única marca, em geral a mais antiga no mercado.

A situação deve ser encarada com seriedade pelo governo, segundo o senador, especialmente pelo fato de grande parte da população, como idosos e aposentados, ter pequeno poder aquisitivo.

- A população reivindica o barateamento dos medicamentos genéricos. Num país pobre como o nosso, não basta que o custo desses produtos seja inferior ao dos medicamentos de referência. Muitos consumidores têm expressado um sentimento de desilusão com os preços dos genéricos. As autoridades devem empenhar-se na redução de custo para que este programa não perca sua credibilidade junto ao consumidor - afirmou.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra quer campanha para baratear preço dos genéricos

CARLOS BEZERRA: O BRASIL REDUZIRÁ O PREÇO DOS ALIMENTOS NO MUNDO

CARLOS BEZERRA PEDE MUDANÇA NA DISTRIBUIÇÃO DO FPM

CARLOS BEZERRA PEDE RETIRADA DE MP QUE PREJUDICA O SERVIDOR

CARLOS BEZERRA PEDE CORREÇÃO DOS CONTRATOS COM O PROCERA

Carlos Bezerra pede apoio para Estatuto do Enfermo