Carlos Bezerra quer que bancos se responsabilizem por notas falsas em caixas eletrônicos



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) fez apelo para que o Banco Central tome providências para obrigar os bancos a assumirem responsabilidade por notas falsas eventualmente encontradas em seus caixas eletrônicos. O senador afirmou que nunca se falsificou tanto dinheiro no país: desde a criação do real, as perdas com falsificação atingiram R$ 35,9 milhões. Segundo o senador, o cliente que recebe uma nota falsa de um caixa eletrônico tem como única opção comunicar o fato, tendo prejuízo quase certo.

- Falsificar dinheiro é crime, colocar em circulação cédula falsificada, sabendo do fato, também é crime. O Banco Central parece desconhecer essas normas penais, pois nada faz para impedir que notas falsas alimentem caixas eletrônicos. É um absurdo que os bancos não sejam obrigados a ressarcir os clientes - afirmou.

Para Bezerra, o governo precisa se posicionar a respeito do problema. O senador lembrou que os bancos têm lucros exorbitantes com o dinheiro captado da população. "Não é justo que se recusem a ressarcir prejuízos. Os funcionários que recebem e passam notas falsas deveriam se sujeitar às sanções do Código Penal, como os demais cidadãos", disse. O senador afirmou que os gerentes das agências alegam não poder ressarcir os prejuízos porque é difícil comprovar que o dinheiro saiu realmente da máquina alegada.

09/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Operação da PF desarticula quadrilha de assalto a bancos, caixas eletrônicos e caminhões no MT

Tourinho tem projeto que obriga bancos a estender segurança a caixas eletrônicos

SERRA QUER LIMITE PARA USO DE CAIXAS ELETRÔNICOS

BC apreendeu neste ano 269,9 mil notas falsas no valor de R$ 13,35 milhões

Fornecedor de notas fiscais falsas é preso em reunião da CPI do Roubo de Cargas

Caixas eletrônicos movimentam 52% do crédito no BB