CARLOS BEZERRA VOLTA A PEDIR MAIS CRÉDITO PARA AGRICULTORES



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) cobrou do governo a imediata aprovação da medida provisória que libera créditos a juros mais baixos para os pequenos produtores rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, através dos chamados fundos constitucionais. A medida provisória, conforme informou, já foi reeditada várias vezes pelo Executivo e está sendo analisada por uma comissão mista do Congresso há 26 meses.

Para o senador, apesar de o governo firmar acordos entre as lideranças visando à aprovação da matéria, até hoje a comissão não deliberou sobre a medida provisória, o que vem prejudicando milhares de agricultores. Como exemplo, informou que somente no seu estado, Mato Grosso, os recursos dos fundos constitucionais são da ordem de R$ 120 milhões, o que beneficiaria cerca de 30 mil famílias. O dinheiro seria aplicado no custeio da lavoura.

Carlos Bezerra observou que não adianta o governo assentar famílias no campo sem antes implantar uma verdadeira política agrária e fornecer meios para que elas tenham acesso a financiamentos com juros baixos. Do contrário, conforme notou, a agricultura brasileira vai continuar atrasada, além de agravar a pobreza em todo o meio rural.

Depois de lembrar que cerca de R$ 800 milhões estão retidos nos fundos constitucionais, Carlos Bezerra acusou o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, se ser um dos principais responsáveis pelo engavetamento do projeto. "Se fosse um projeto beneficiando os banqueiros o governo, certamente, já teria aprovado a matéria", afirmou.

26/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba volta a pedir ajuda a agricultores do Nordeste

CARLOS BEZERRA DIZ QUE SOCIEDADE RECEIA VOLTA DA INFLAÇÃO

CARLOS BEZERRA FALA À TV SENADO SOBRE A VOLTA DA INFLAÇÃO

Flávio Arns volta a pedir mais recursos para a educação

Mais crédito para quem pedir Nota Fiscal Paulista

Governo volta a pedir mais tempo para analisar regulamentação do trabalho doméstico