Flávio Arns volta a pedir mais recursos para a educação



O senador Flávio Arns (PT-PR) defendeu nesta quinta-feira (25) a canalização de mais recursos no Orçamento da União para a educação, com destaque para a educação de base e o combate ao analfabetismo, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste. Os recursos, observou o senador, também seriam usados na qualificação e na valorização dos professores, visando à melhoria da qualidade do ensino em todo o país.

A previsão de mais recursos orçamentários para o setor foi feita após o senador tomar conhecimento de que um em cada dez brasileiros com mais de 15 anos de idade não sabe ler ou escrever, o que representa cerca de 10% da população. No Nordeste, a situação é mais grave: 19,9% da população, também acima dos 15 anos, é analfabeta. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Flávio Arns, a pesquisa mostra que alguma coisa deve ser feita para que a educação brasileira saia da atual crise. E isso só poderá ser ocorrer, observou o senador, com mais dinheiro para o ensino e com a adoção de políticas públicas destinadas ao fortalecimento da educação nos três níveis de governo - federal, estadual e municipal -, incluindo planos de carreira e melhoria salarial dos professores.

Depois de lembrar que o analfabetismo no Brasil é maior do que o registrado na Bolívia, no Peru e no Suriname, tomando por base o número de habitantes, Flávio Arns, que falou à Rádio Senado, reconheceu, entretanto, que nos últimos 12 anos o analfabetismo vem diminuindo no país. O senador admitiu, no entanto, que ainda há muita coisa por fazer, razão pela qual pediu a canalização de mais recursos para a educação. Ele lembrou que no estado do Texas, nos Estados Unidos, cerca de 40% do orçamento estadual é aplicado em educação anualmente.



25/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns volta a pedir plano de prevenção contra a gripe suína no Senado

Flávio Arns registra abandono das ferrovias e pede volta da RFFSA

Flávio Arns abre reunião da Comissão de Educação

Heráclito volta a pedir liberação de recursos para vítimas das enchentes

CCJ discute permanência de Flávio Arns na presidência da Comissão de Educação

Flávio Arns pede providências para o combate mais eficaz à gripe suína