Carlos Patrocínio anuncia retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul



Ao destacar o apoio da bancada federal tocantinense à continuidade da obra da Ferrovia Norte-Sul, o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) registrou nesta terça-feira (5) sua satisfação com a retomada dos investimentos no projeto. A ferrovia, explicou o senador, é um projeto estratégico à intermodalidade de transportes em construção nos estados do Tocantins, Maranhão, Goiás, Mato Grosso e Pará.

No Tocantins, o trecho de 37 quilômetros que liga Aguiarnópolis a Darcinópolis está em estágio bastante avançado, devendo ser concluído em setembro, informou. Segundo o senador, a ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis e Estreito, no Maranhão, já poderá ser inaugurada em abril próximo. A plataforma multimodal de Aguiarnópolis também deverá ser concluída na mesma data.

De acordo com o senador, em janeiro foi publicado o edital de concorrência para a construção de 58 quilômetros entre os municípios tocantinenses Darcinópolis e Araguaína, trecho que totaliza 100 quilômetros. As obras devem começar em março ou abril, disse. Os editais de modelagem econômica e financeira, que possibilitarão os estudos necessários para a privatização da ferrovia, poderão ser lançados ainda este mês, segundo informações da mídia, disse o senador.

Carlos Patrocínio informou que no projeto original a extensão da Ferrovia Norte-Sul era estimada em 2.066 quilômetros entre Anápolis (GO) e Belém do Pará, com capacidade de transporte anual de 12,4 milhões de toneladas de carga. Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) disse que o Tocantins tem capitaneado a luta pelos transportes ferroviário e hidroviário, quando o país sempre privilegiou o transporte rodoviário.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão saúda retomada das obras da Ferrovia Norte - Sul

Lobão defende retomada da ferrovia Norte-Sul

JOÃO ROCHA EXIGE RETOMADA PLENA DA FERROVIA NORTE-SUL

PATROCÍNIO PEDE A CONCLUSÃO DA FERROVIA NORTE-SUL

CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA RETOMADA DO PROÁLCOOL

Valec vistoria obras da ferrovia Norte-Sul