PATROCÍNIO PEDE A CONCLUSÃO DA FERROVIA NORTE-SUL



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) conclamou deputados e senadores a se engajarem num esforço para a construção da ferrovia Norte-Sul, argumentando que ela não beneficia apenas alguns estados, mas todo o país, por reduzir significativamente o custo que pesa sobre a produção brasileira. Ele anunciou que o Banco Mundial deverá dar garantias para que a iniciativa privada conclua essa obra.

Patrocínio mencionou reunião realizada na última semana, entre governadores do Norte e do Centro-Oeste, para discutir a conclusão dessa ferrovia. Promovido pela Organização Jayme Câmara, o encontro reuniu os governadores de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Pará, representantes do governo de Mato Grosso e de outros estados.

Conforme Carlos Patrocínio, 106 quilômetros da ferrovia iniciada no governo José Sarney estão feitos, ligando Imperatriz a Açailândia, no Maranhão, estando ainda prevista a construção de 120 quilômetros, ligando o Maranhão a Tocantins. Ele elogiou o trabalho da Companhia Valec de Engenharia, que, conforme o parlamentar, está procurando parceiros em todo o mundo para concluir a ferrovia.

E sustentou que se trata de obra de integração nacional, visto que liga Belém, no Pará, a Senador Canedo, em Goiás. Também situou essa ferrovia na mesma escala de importância da ponte rodo-ferroviária que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul, recentemente inaugurada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em aparte, o senador Leonel Paiva (PFL-DF) disse que a ferrovia Norte-Sul não é uma obra destinada só aos estados onde a linha do trem vai passar, mas uma obra para o Brasil inteiro. Romeu Tuma afirmou que uma obra como essa não se encerra em si mesma, "está dentro do contexto do transporte intermodal".



02/06/1998

Agência Senado


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