CARLOS PATROCÍNIO LEMBRA PROJETO IDEALIZADO POR DARCY RIBEIRO



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO), falando durante a homenagem prestada pela Casa a Darcy Ribeiro, destacou hoje (dia 4) o Projeto Caboclo, idealizado e apresentado pelo então senador. Segundo afirmou, a propostademonstra que "a fé, a esperança e o amor de Darcy eram tão grandes que, mesmo debilitado fisicamente pelo câncer, seu espírito não se abatia e só pensava em encontrar soluções para os problemas brasileiros".

Patrocínio apresentou matéria do Jornal do Senado, do dia 24 de fevereiro de 1997, que explica o objetivo e revela as principais características do Projeto Caboclo, epediu o apoio do presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, para que a proposta seja implementada. Segundo ele, depois da morte do senador, os contatos com uma ONG holandesa foram interrompidos e, em conseqüência, a Fundação Darcy Ribeiro não pode ainda operacionalizar o projeto, por falta de financiamento.

O senador lembrou que no dia da morte de Darcy Ribeiro, 17 de fevereiro de 1997, instalara-se em Brasília, o primeiro simpósio destinado à implantação do Projeto Caboclo, encontro que deveria ser presidido pelo ex-senador. "Talvez a proximidade de concretização desse sonho tenha afetado ainda mais a saúde já muito combalida de Darcy. O simpósio transcorreu sem ele e encerrou-se às 18h30; às 18h45, o idealizador do Projeto Caboclo se foi", recordou.

Patrocínio reportou-se à trajetória política, o tempo de exílio, e as realizações de Darcy Ribeiro, ressaltando a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a criação dos CIEP,quando o ex-senador assumiu a Secretaria Extraordinária de Ciência e Cultura no Rio de Janeiro.

- Os CIEP, hoje CAIC, foram disseminados para todo o Brasil, pois a educação pública em tempo integral passa a ser entendida como a melhor solução pedagógica social para a educação das crianças, em especial, as carentes - comentou.

Carlos Patrocínio citou síntese feita pelo poeta Carlos Drummond de Andrade sobre a personalidade do ex-senador: "Darcy é um monstro de entusiasmo que nenhum golpe feroz aferrece. Darcy é caudal de vida". Ao encerrar, o senador afirmou que a obra de Darcy Ribeiro se projetará para o próximo século e garantiu que "ele tornou-se uma das glórias da Naçãoe um dos seus filhos mais queridos".



04/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO

Dornelles lembra da devoção de Darcy Ribeiro às causas que abraçava

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB

Carlos Patrocínio lembra centenário de Bernardo Sayão

Renan diz que a memória de Darcy Ribeiro está presente em cada projeto aprovado em favor da educação