Carlos Wilson cobra atenção para fruticultura da região do São Francisco



O pimeiro-secretário da Mesa, senador Carlos Wilson (PPS-PE), defendeu maior atenção por parte do Ministério da Agricultura para o setor de fruticultura, especialmente aquela resultante da agricultura irrigada no Vale do Rio São Francisco. Ele disse estar preocupado com o anúncio governamental de que a região poderá sofrer racionamento de energia.

- Agora em que se deveria discutir o desenvolvimento, a instalação de uma agroindústria que perenizasse a produção, estamos de volta à discussão inicial. A fruticultura terá que provar sua viabilidade novamente - disse Carlos Wilson, reclamando também do fato de o governo dirigir suas ações no setor agropecuário apenas para os grãos e as carnes.

O senador informou que a agricultura irrigada no Vale do São Francisco compreende 330 mil hectares que produzem, anualmente, 1,8 mil toneladas de frutas, sendo que, apenas do lado pernambucano, o setor gera 50 mil empregos e uma produção que representa aproximadamente R$ 100 milhões por ano.

- A necessidade de racionamento de energia deve elevar os custos de produção de tal forma que pode inviabilizar a atividade - alertou o senador, ao lembrar que o desenvolvimento da fruticultura na região do São Francisco "reagiu praticamente sozinha, sem apoio de pesquisa agrícola, de marketing ou de comércio exterior". Dos 330 mil hectares, menos de um terço são irrigados pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o restante é de competência da iniciativa privada, esclareceu.

Para demonstrar a importância do setor, ele contou que entre 1970 e 1990 a área irrigada no Brasil cresceu 266% e no mesmo período, no Nordeste, este crescimento foi de 530%, sendo que na região do Vale do São Francisco o crescimento foi de 286%.

- Ainda que os responsáveis pelo comércio exterior desconheçam o que o Brasil é capaz de produzir além de carne e grãos, ainda que o Ministério da Agricultura faça vistas grossas à exuberância da produção de uvas de mesa, mangas, goiabas, coco, melões e outras frutas, os empresários brasileiros da fruta jamais esmoreceram. Por isso, espero que o governo dê um tratamento diferenciado ao setor, que já provou sua viabilidade econômica ao longo dos últimos anos - disse.

06/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson quer atenção do governo para agricultura irrigada do São Francisco

Carlos Wilson pede mais atenção do governo à agricultura irrigada do S. Francisco

Carlos Wilson pede mais atenção do governo à agricultura irrigada do S. Francisco

São Francisco resumeo Brasil, diz Carlos Wilson

Carlos Wilson cobra mais ação contra a fome

Mozarildo cobra mais atenção do governo com a região da Amazônia e faixa de fronteira