Carlos Wilson quer atenção do governo para agricultura irrigada do São Francisco



O senador Carlos Wilson (PPS-PE) defendeu nesta quarta-feira (dia 1º) que o Ministério da Agricultura atue na defesa da produção agrícola do Vale do Rio São Francisco, ameaçada pela seca e pelo racionamento de energia. A seu ver, apesar de envolvido em sérios problemas administrativos e com atuação mais voltada para o comércio exterior, o ministério deve cumprir seu papel de defender a atividade agrícola como um todo.

- Eu queria fazer um apelo: a agricultura brasileira não é apenas carne e grãos. Toda uma atividade bem-sucedida, a agricultura irrigada do Vale do Rio São Francisco, está em xeque. A necessidade de racionamento de energia deve elevar os custos de produção de tal forma que pode inviabilizar a atividade - disse o senador.

Segundo Carlos Wilson, são 330 mil hectares irrigados que produzem, anualmente, 1,8 mil toneladas de frutas. São uvas de mesa, mangas, goiabas, coco, melões e outras frutas. Somente do lado pernambucano, a atividade gera 50 mil empregos e a produção representa um valor aproximado de R$ 100 milhões por ano.

- Espero que as áreas irrigadas do Rio São Francisco recebam, por parte do governo federal, um tratamento diferenciado neste momento. Não se pode condenar ao retrocesso toda uma região, todo um projeto bem-sucedido de desenvolvimento - enfatizou o senador.

01/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson pede mais atenção do governo à agricultura irrigada do S. Francisco

Carlos Wilson pede mais atenção do governo à agricultura irrigada do S. Francisco

Carlos Wilson cobra atenção para fruticultura da região do São Francisco

Governo quer vencer professores pela fome, diz Carlos Wilson

Carlos Wilson pede incentivos para a agricultura

São Francisco resumeo Brasil, diz Carlos Wilson