Carlos Wilson pede mais atenção do governo à agricultura irrigada do S. Francisco
- Toda uma atividade bem sucedida, a agricultura irrigada do Vale do Rio São Francisco está em xeque - afirmou.
Segundo o senador, a agricultura irrigada no Vale do São Francisco abrange 330 mil hectares que produzem anualmente 1,8 mil toneladas de frutas, entre as quais uva, manga, goiaba, coco e melão. Em Pernambuco, acrescentou, a atividade responde por 50 mil empregos e uma produção que representa aproximadamente R$ 100 milhões por ano.
É também preocupante, segundo Carlos Wilson, a capacidade do Rio São Francisco de fornecer água suficiente para cumprir sua missão ambivalente de alimentador dos projetos de irrigação e de gerador de energia nas diversas barragens construídas ao longo de seu leito.
Ele enfatizou o trabalho da iniciativa privada na região, que "reagiu praticamente sozinha, sem apoio de pesquisa agrícola, marketing ou comércio exterior". E observou que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) responde por menos de um terço dos 330 mil hectares irrigados, lamentando que, somente três anos após sua posse, o governador de Pernambuco se tenha reunido com empresários da região para discutir o desenvolvimento do setor.
De acordo com o senador, ficou decidido, em recente fórum realizado na região, que será incorporado, até fevereiro do próximo do ano, 7,5 mil hectares aos 100 mil sob gestão da Codevasf em Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. A expectativa é de serem agregadas aos estados receitas da ordem de R$ 37 milhões ao ano. A medida também proporcionará a geração de 5,7 mil empregos diretos, informou o senador.
03/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Carlos Wilson pede mais atenção do governo à agricultura irrigada do S. Francisco
Carlos Wilson quer atenção do governo para agricultura irrigada do São Francisco
Carlos Wilson cobra atenção para fruticultura da região do São Francisco
Carlos Wilson pede incentivos para a agricultura
São Francisco resumeo Brasil, diz Carlos Wilson
Suassuna pede atenção e providências do governo para a agricultura nordestina