Carlos Wilson destaca propostas contra discriminação racial
O senador disse que o modelo português de colonização no Brasil formou uma elite rigorosamente separatista, não em termos raciais, mas sociais. A discriminação no país, na avaliação de Carlos Wilson, é motivada principalmente por razões de caráter econômico.- Desde o século XIX, quando, através de um ato imperial tardio, o Brasil foi o último país a abolir a escravidão, a sociedade brasileira condenou os negros às favelas, à subvida, negando-lhes acesso à educação, à saúde, à escala social - disse.
Carlos Wilson observou ainda que, mesmo depois de inúmeras conquistas, a mulher ainda sofre discriminação nos diversos níveis da sociedade. A democracia brasileira, na opinião do senador, revela sua fragilidade na forma com que trata e discrimina negros, mulheres e principalmente as pessoas pobres.
Ao salientar a necessidade de uma reflexão coletiva sobre a discriminação racial e econômica no país, o senador afirmou que o maior desafio é mobilizar a sociedade no sentido de "assegurar a felicidade a todos os grupos étnicos brasileiros".
06/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim destaca produção de leis contra a discriminação racial
Paim destaca pesquisa e campanha do Senado contra discriminação racial
CARLOS WILSON DESTACA PRÊMIO A PSICÓLOGA POR LUTA CONTRA IMPUNIDADE
Mozarildo destaca Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Maguito quer ações contra discriminação racial
Geraldo Cândido protesta contra discriminação racial