Mozarildo destaca Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou a comemoração, nesta quarta-feira (21), do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, informando que a data foi escolhida para lembrar massacre ocorrido na África do Sul, em 1960, quando 60 negros foram mortos e centenas ficaram feridos durante um protesto pacífico contra a segregação racial.
– Infelizmente a discriminação racial permanece em pleno século 21 – lamentou o senador.
Mozarildo citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, para lembrar que negros e pardos são mais da metade da população brasileira. De acordo com o IBGE, 6,91% se dizem negros; 44,16%, pardos; e 41,22%, brancos.
O senador fez questão de ressaltar que mesmo pessoas claras podem ter composição genética da raça negra, já que a população do Brasil é fruto de miscigenação. Ele se declarou contrário a todo tipo de discriminação, mas fez a ressalva de que não se deve politizar a defesa das minorias.
Síndrome de Down
O senador também destacou a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Mozarildo, que é médico, explicou que a síndrome ocorre devido a um distúrbio do cromossomo 21, razão de a comemoração ocorrer no dia 21 de março. Na parte da manhã, o Congresso realizou uma solenidade para lembrar a data.
21/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado celebra Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Marina Silva registra Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial
Palmares celebra Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Dia Internacional contra a Discriminação Racial será comemorado com sessão especial
Carlos Wilson destaca propostas contra discriminação racial
Paim destaca produção de leis contra a discriminação racial