Carlos Wilson promove sessão de autógrafos na Feira do Livro de Pernambuco



O senador Carlos Wilson (PTB-PE) entregou, neste domingo (dia 21), exemplares da Constituição de Pernambuco em braile a instituições de deficientes visuais e bibliotecas públicas do estado, em evento de lançamento da publicação realizado no estande do Senado na 3ª Feira Internacional do Livro de Pernambuco. No local, o senador promoveu uma sessão de autógrafos de livros sobre sua atuação parlamentar, que durou mais de três horas. Os visitantes da feira fizeram uma grande fila para receberem autógrafos e conversar com o senador.

- Eu fiz questão de aproveitar a feira do livro para fazer a distribuição desses livros, que são um balanço, uma satisfação que estou dando ao povo de Pernambuco. A receptividade está sendo tão boa que me deixa muito feliz, porque é uma forma de saber que o povo está reconhecendo o nosso trabalho em Brasília - afirmou o senador.

Na ocasião, também foram lançadas outras publicações do Conselho Editorial e da Subsecretaria de Edições Técnicas, como o livro O Estado Novo, de Francisco Campos, e o Estatuto da Cidade. Foram distribuídos aos visitantes o livro Dados Biográficos dos Senadores de Pernambuco e a Lei de Responsabilidade Fiscal, publicada pelo Interlegis, com comentários e orientações para prefeitos e vereadores.

Os representantes das instituições de deficientes visuais agradeceram ao senador e ao Senado pela publicação da Constituição pernambucana na linguagem especial dos cegos. Para o chefe da seção braile da Biblioteca Pública de Pernambuco, José Marcos Pereira da Silva, a iniciativa da Casa "ratifica e legitima a cidadania do portador de deficiência visual".

- A publicação em braile é o reconhecimento de um direito constitucional, que é o acesso à informação. Pela primeira vez, aos meus 50 anos de idade, recebo a Carta Magna do meu estado - afirmou o superintendente estadual de apoio à pessoa com deficiência, Manuel Aguiar.

Incluindo a de Pernambuco, já são dez as constituições estaduais publicadas em braile pelo Senado, que também já editou nessa escrita outras leis como o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

- Com a edição de publicações em braile, o Senado oferece cidadania aos deficientes visuais. O lucro e a satisfação é saber que a publicação da Constituição está transformando um deficiente em uma pessoa igual a qualquer outra- afirmou Carlos Wilson.

No último mês, o Senado lançou, na Feira Panamazônica do Livro, em Belém, a Constituição do Pará em braile e, em abril, durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a Lei Orgânica do Município em braile. A partir da próxima sexta-feira (dia 26), o Senado também estará presente à 47ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A participação do Senado em eventos literários em todo o Brasil é organizado pela 1ª Secretaria desde 1996, envolvendo diversos setores da Casa. Este ano, o trabalho vem sendo coordenado pelo diretor da Secretaria de Informação e Documentação, Paulo Afonso Lustosa. A 3ª Feira do Livro de Pernambuco segue aberta até o próximo domingo (dia 28).

22/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Freire promove sessão de autógrafos na Feira do Livro de Pernambuco

JOSÉ JORGE DÁ AUTÓGRAFOS NO ESTANDE DO SENADO NA FEIRA DO LIVRO DE PERNAMBUCO

AUTÓGRAFOS MOVIMENTAM ESTANDE DO SENADO NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

CARLOS WILSON DENUNCIA INCOMPETÊNCIA EM PERNAMBUCO

CARLOS WILSON DIZ QUE FHC FOI RECEPTIVO ÀS DEMANDAS DE PERNAMBUCO

Carlos Wilson pede auditoria do TCU para eletrificação rural em Pernambuco