Carlos Wilson propõe condições especiais para policiais na compra de casa própria



Com a finalidade de propiciar melhores condições de trabalho a policiais federais, militares e civis, o senador Carlos Wilson (PTB-PE) apresentou projeto de lei concedendo-lhes condições especiais de financiamento na compra da casa própria. "É dever da sociedade poupá-los da convivência compulsória com o crime que prospera em favelas e cortiços", justificou.

Para Carlos Wilson, de nada adiantam medidas como reequipar as polícias com armamentos e veículos mais modernos, se não houver cuidado com as condições de trabalho e de vida dos policiais. "Financiamento facilitado para aquisição de casa própria representará tranqüilidade para suas famílias. Vamos investir no policial", afirmou.

O senador por Pernambuco também ressaltou a importância de garantir o saneamento das corporações policiais. Para isso, nem é necessário uma nova lei, o instrumento adequado já existe na forma das corregedorias policiais. Se a polícia está contaminada pelo crime, é preciso extirpar este mal, porque o policial precisa ter segurança de que seu companheiro de farda, ou de delegacia, não defende interesses do crime, disse.

Segundo Carlos Wilson, o motor maior da violência é o apartheid social. A Fundação Getúlio Vargas estima em 50 milhões os brasileiros que vivem com menos de R$ 80 mensais. Desse total, 22,5 milhões têm menos de 15 anos. "Trata-se de um exército de jovens sem esperança à espera de serem aliciados pelo crime", ressaltou.

Para combater esta situação, Carlos Wilson apresentou um segundo projeto de lei, propondo uma modificação no Código de Processo Penal prevendo que um marginal, se usar menores de idade para a prática do crime, terá sua pena acrescida de um terço.

Em aparte, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) concordou com a proposta de criar facilidades para a compra da casa própria por policiais e propôs a concessão de seguro saúde e de vida para proteger os policiais e suas famílias. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou a necessidade urgente de se valorizar os policiais no Brasil.

Também em aparte, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) afirmou que a impunidade representa fator importante para a disseminação do crime. "Quando o mal está dentro da polícia, basta que o governador acione a corregedoria para punir o policial para garantir que o crime acabe. Dentro da sociedade o problema é mais complexo, mas a punição exemplar representa um elemento importante para dissuadir o criminoso", observou.



26/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson propõe compra de excedentes dos pequenos produtores para ajudar no combate à fome

Policiais poderão ter recursos garantidos para aquisição de casa própria

1.500 servidores da Educação são sorteados para compra da casa própria

1.500 servidores da Educação são sorteados para compra da casa própria

CAS VOTA MUDANÇAS NO FGTS PARA PERMITIR COMPRA DA CASA PRÓPRIA

CAS APROVA UTILIZAÇÃO DE FGTS NA COMPRA DE TERRENO PARA CASA PRÓPRIA