CARLOS WILSON QUER UMA NOVA POLÍTAICA HABITACIONAL PARA O PAÍS



O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) defendeu hoje a implantação de uma política habitacional "livre dos arroubos populistas do passado", que possa atender à grande demanda por moradias existente no país. Ele explicou que a tendência do mercado indica a vigência de dois sistemas para ofinanciamento de imóveis: um de mercado e outro de cunho social.

Conforme o senador, o primeiro, "já batizado de Sistema Financeiro Imobiliário", obedeceria a regras de livre concorrência. O governo, nesse caso, teria apenas o papel normativo, embora os agentes financeiros ficassem sujeitos à autoridade monetária do país. Por esse sistema, se poderia financiar qualquer tipo de empreendimento imobiliário, como hotéis, colégios, lojas, casas, apartamentos e imóveis para aluguel.

O segundo, a ser gerido por órgãos públicos nas várias esferas de governo, contaria com recursos orçamentários para facilitar o acesso das populações de baixa renda à casa própria. Para o atendimento desse objetivo, entretanto, o senador advertiu sobre a importância de se adotar novas técnicas de construção, concomitantemente com a utilização de materiais mais baratos e resistentes.

Na opinião de Carlos Wilson, essas técnicas já são do conhecimento das construtoras do país, bastando apenas a decisão de utilizá-las nas edificações populares. No que tange ao preço das construções, ele acredita que apenas o esforço para diminuir o desperdício no período da construção já reduziria significativamente o preço final do imóvel. "As estimativas indicam que o desperdício na construção civil é da ordem de 30%", afirmou.

- Passada toda a borrasca provocada pela verdadeira falência do sistema financeiro que vigia em nosso país, creio que a estabilidade econômica que ora impera é o melhor ingrediente para a criação de um novo sistema imobiliário em que se assegurem os direitos dos mutuários, se mantenham lucrativas as construtoras, incorporadoras e financiadoras de imóvel e se garanta a todas as famílias o verdadeiro direito de acesso a uma moradia - disse.

01/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS WILSON QUER UMA NOVA POLÍTAICA HABITACIONAL PARA O PAÍS

CARLOS WILSON FAZ CRÍTICAS À PREFEITURA DO RECIFE NO SETOR HABITACIONAL

Antonio Carlos Valadares quer mais atenção para problema habitacional

Carlos Wilson quer liberar recursos do PIS/Pasep para desempregados

Carlos Wilson quer atendimento preferencial de saúde para idosos

CARLOS WILSON QUER SUSPENSÃO DE MANDATO PARA FALTA DE DECORO