CAS aprova internação compulsória para usuários de droga
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou há pouco a proposta que prevê a possibilidade de determinação, por um juiz, de tratamento especializado e da internação compulsória para usuários de droga. A medida deverá ser tomada com base em parecer de uma comissão, composta por três profissionais de saúde com experiência no tratamento de dependência química, sendo pelo menos um deles médico.
O texto aprovado é um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) a projeto do ex-senador Demostenes Torres (PLS 111/2010). A proposta original previa a pena privativa de liberdade, que poderia ser substituída por tratamento especializado por determinação do juiz após laudo de comissão multidisciplinar.
O projeto segue agora para exame da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, posteriormente, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.
O senador Humberto Costa (PT-PE) e a presidente da CDH, senadora Ana Rita (PT-ES), informaram que pretendem propor ajustes no texto durante a tramitação da matéria na CDH.
Um dos pontos dos quais Humberto Costa discorda é a inclusão da internação compulsória do usuário na Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para ele, não é adequado dar natureza penal a essa questão.
Mais informações a seguir
10/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS aprova possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas
Internação compulsória para usuários de drogas será votada pela CAS na próxima semana
Em pauta na CAS, possibilidade de internação compulsória de usuários de drogas
Dráuzio e Fernando Henrique devem debater internação compulsória de usuários de drogas
Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos
Ana Amélia defende internação compulsória para viciados em drogas